Roteiros na Europa por 8 cidades grandes

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

mapa europa
foto de Kirk Fisher, Pixabay

Grana curta e tempo reduzido nos fazem querer aproveitar ao máximo as viagens, mas não caia na armadilha de visitar 10 países em 20 dias. Se você faz questão de conhecer primeiro as cidades grandes, sugiro aqui roteiros na Europa por 8 capitais.

Além disso, encontre outros 4 roteiros para você conhecer a Europa, destinos organizados por regiões geográficas, o que eu acho mais adequado por economizar tempo e dinheiro que seria gasto em deslocamentos mais longos.

Aqui no blog, sempre falo sobre os lugares que visitei, assim tenho propriedade e segurança para te ajudar e deixar links para outros posts cheios de dicas de viagem.

Documentos para viajar para a Europa

De modo geral, é preciso apresentar na imigração – ou ter à mão caso solicitem:

  • passaporte válido e a 6 meses de expirar – com visto, se for o caso
  • passagem de retorno ao Brasil
  • comprovante de reserva em hotel, apartamento, hostel ou carta convite se estiver se hospedando em casa de família ou amigos
  • Carta Schengen, um comprovante de que você contratou o seguro viagem para cobrir despesas de saúde, acidentes, etc.

Seguro Viagem / Carta Schengen

Você vai precisar contratar um seguro viagem, que pode ser solicitado no momento da imigração e ele não é opcional na Europa. Verifique se seu cartão de crédito oferece a Carta Schengen, caso contrário, faça um orçamento com nosso parceiro Seguros Promo e ganhe descontos.

Veja em Documentos necessários para viajar de avião países que exigem visto e outros documentos para cumprir roteiros na Europa ou outras partes do mundo

Imigração na Europa

A imigração (na verdade, o controle de passaportes) será feita na primeira cidade europeia em que você chegar e na última em que pisar na hora de voltar para casa. Se incluir Londres ou outro destino do Reino Unido ou países fora da Comunidades europeia no roteiro, terá de passar pela imigração novamente.

O controle de passaportes costuma ser rápido, e eu nunca tive que responder perguntas, como acontece para entrar nos Estados Unidos ou Canadá, mas acho que o histórico de carimbinhos e talvez minha idade ajudem. De qualquer forma, estar seguro e tranquilo é a melhor coisa, afinal você não está cometendo nenhum crime ao ingressar em outro país.

Quantos dias na Europa?

Sugiro que fique ao menos 3 dias em cada capital da Europa. Menos que isto seria um desperdício. Elas demandam estes 3 dias apenas para si, mas você pode querer fazer um bate-volta ou outro. Resista à tentação! Se durante o planejamento você ficar muito tentado a visitar cidades próximas, decida se quer viajar pelas capitais como aqui sugerido ou escolher uma região para explorar – o que eu acho muito mais interessante. Acho que estou sendo repetitiva rsrsrs – Mas muita gente não se incomoda com isso e prefere viajar desta forma e este post é feito pensando nelas.

Para conhecer as 8 cidades dos roteiros na Europa sugeridos em uma só viagem, você vai precisar de no mínimo 25 dias, incluindo os voos de ida e volta (1 dia para cada).

Se tiver que diminuir o tempo em cada cidade, é melhor riscá-la do roteiro e conhecê-la em outra ocasião, porque nestes 3 dias em cada cidade ainda precisa ser calculado o tempo de locomoção entre elas.

Roteiros de uma primeira vez na Europa

É muito comum numa primeira viagem à Europa estarmos mais afoitos e querermos abraçar o continente, achando que talvez aquela seja a única oportunidade. E para muita gente é, mesmo, afinal não tá barato com o euro nas alturas!

Seja feliz: escolha os destinos que sonha conhecer numa eventual primeira vez na Europa. Depois o universo vai conspirar e você voltará para fazer o que não pôde de primeira. Ah, não dê ouvidos para quem disser “Nossa, mas você não foi a tal cidade?” ou a quem julgar mal seu pinga pinga. A viagem é sua, é você quem está pagando. Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, e ninguém melhor que você para fazer escolhas para você.

a bela Praga

Roteiros na Europa por 8 cidades principais/capitais

Nós fizemos várias viagens à Europa para conhecer todas estas 8 capitais, mas o tempo em que passamos em cada uma é o mesmo que sugiro a você como o mínimo necessário, 3. Assim você pode mudar as cidades de acordo com seu gosto.

A ordem das cidades obedece a facilidades de conexões de voos e ao espaço geográfico, mas pode ser alterada, claro.

Roma – Viena – Budapeste – Praga –
Amsterdã – Londres – Paris – Munique

OU

Londres – Paris – Zurique – Roma –
Viena – Praga – Berlim – Amsterdã

a estação central de Zurique, Suíça

Roteiros no norte da Europa por 8 cidades

Londres – Paris – Bruxelas – Amsterdã –
Berlim – Estocolmo – Oslo – Copenhagen


Roteiros no leste da Europa por 8 cidades

Berlim – Varsóvia – Praga – Bratislava –
Budapeste – Dubrovnik – Atenas – Istambul

roteiro europa
Belvedere, em Viena

Dicas para os roteiros na Europa

Paris

Dificilmente Paris fica de fora de uma primeira viagem à Europa, seja num mochilão ou como único destino – ou combinado com Londres, como fizemos em nossa estreia.

Veja na página-índice Paris o que fazer em cada dia, relato de visita a museus e igrejas e dicas práticas.

roteiro cidades mochilao europa
A Ponte das Artes e o lindo edifício da Academia Francesa

Londres

Estou devendo uma nova visita a Londres, mas os preços andam tão altos e eu ando cada vez mais fugindo de cidades grandes… Londres aconteceu em nossa primeira vez na Europa, quando ficamos 4 noites depois de Paris.

de double decker, em Londres

Roma

Roma é bem distante das outras capitais da Europa, mas vale o esforço! Assim como Paris e Londres, Roma merece muito mais do que 3 dias, mas nesse tempo dá pra conhecer o principal, desde que você se organize para aproveitar bem o tempo. Uma das coisas é escolher Onde Ficar em Roma e ler o Guia para Planejar sua viagem a Roma.

cidades viagem Europa
Castello Sant’Angelo, em Roma

Budapeste, Viena e Praga

Budapeste, Viena e Praga é um trio muito oferecido em agências de viagem, como cidades imperiais. Nós conhecemos as capitais da Hungria, da Áustria e da República Tcheca numa viagem só, ficando 3 dias e 3 noites em cada uma delas. Foi supreendente, especialmente Budapeste, de que eu pouco sabia e se revelou uma cidade maravilhosa, tanto que comparei sua beleza e charme com Paris.

que cidades visitar Europa
Bastião dos Pescadores, em Budapeste

Amsterdã

Amsterdam fugiu à regra do nosso estilo de viagem: esticamos de trem a partir de Paris, então gastamos bastante tempo no transporte. Ficamos 3 noites na cidade de difícil definição, das bicicletas, da maconha, das flores e das mulheres nas vitrines.

Amsterda arquitetura
Amsterdam

Munique

Embora não seja a capital da Alemanha, Munique é a capital da Baviera, região ao sudoeste do país. O centro é bem compacto, veja o roteiro e dicas para uma conexão longa (porque foi assim que visitei Munique, nas duas vezes em que estivemos lá) e o Englischer Garten, o parque urbano de Munique.

Munique parque Jardim Inglês

Se for para ficar em Munique sem fazer bate-voltas, dois dias são suficientes, mas se quiser conhecer os castelos e palácios da região, suba para 2, ao menos.

Leia também aqui no Mulher Casada Viaja:

Cidades Românticas na Europa perfeitas para lua de mel

14 dias no sul da Alemanha, Alsácia (França) e Áustria

Planejamento da viagem a Viena, Budapeste e Praga

Como comprar o bilhete aéreo

Eu gosto de usar o Google Flights para ver preços de voos, mas há outros sites, como Skyscanner e Kayak. Sempre traço o roteiro primeiro e depois compro o bilhete aéreo.

Para roteiros na Europa, o ideal é comprar voo chegando por uma cidade e voltando por outra, para ganhar tempo, mas em geral este tipo de bilhete é mais caro, então é preciso fazer as contas considerando o que gastaria (tempo+dinheiro) nos deslocamentos para ver o que compensa. Para cotar ou comprar este tipo de bilhete basta selecionar a opção ‘múltiplos destinos’ ou ‘várias cidades’, dependendo do site usado.

As cidades onde se iniciam e terminam os roteiros têm voos a partir do Brasil, diretos ou com conexão de acordo com a companhia aérea escolhida. Por exemplo, se você voar Air France, sua conexão será em Paris. Se voar pela Iberia, Madri. TAP, Lisboa, pela Lufthansa, será Frankfurt, e assim por diante.

Trem, Carro ou Avião dentro da Europa?

Europa de trem

Durante seu roteiro na Europa pelas capitais ou cidades grandes, o trem é o melhor transporte. Em geral as estações centrais estão bem no centro da cidade, e delas é que partem os trens Inter Cities, que vão para cidades mais distantes ou até países.

Os trens de velocidade encurtam distâncias e em 6 horas é possível ir de Barcelona a Paris, por exemplo, e as estações estão interligadas ao metrô e até aeroportos.

Leia também Viagem de trem na Europa: dicas essenciais para uma primeira vez sem perrengues

Mas será necessário usar avião em trechos como Roma-Viena, se você não quiser ficar 12 horas no trem ou 16 horas num ônibus. Por outro lado, pode-se optar por comprar um bilhete noturno no trem, assim você dorme enquanto é transportado para outro país e de quebra não paga a diária daquela noite. Eu nunca fiz isso, mas comecei a viajar pela Europa já tinha 40 anos, então o corpo pede mais conforto. Se você é jovem, aproveite, o mundo é seu!

Europa de avião

Para trechos longos, confira as opções de voos das chamadas low-costs, companhias muito usadas pelas europeus e com tarifas mais baixas, como Ryanair, Vueling e Easyjettodos em português. Elas são bem simples, com nehnu serviço de bordo, e cobram por bagagem despachada (mas agora todas cobram), mas ainda assim é mais barato do que voar pelas grandes aéreas.

Europa de carro

Carro na Europa é indicado para cidades menores, em rotas onde a paisagem te convida a estacionar para curtir e fotografar. Para você entender o que estou dizendo, veja alguns roteiros na Europa que fizemos de carro alugado

Confira as roadtrips que fizemos na Europa, sempre alugando com a Rentcars:

Itália: Montanhas Dolomitas

Itália: Toscana

Alemanha: Rota Romântica

Alemanha: Baviera e Rota Alpina

França: Rota do Vinho na Alsácia

França: Rota dos Castelos do Vale do Loire

Além disso, o trânsito das capitais e o custo elevado de estacionamento são outros motivos para não usar o carro em roteiros na Europa. E atenção: a maior parte dos hotéis não têm estacionamento ou ele é pago. No Booking.com, a informação ‘tem estacionamento’ pode significar que há um estacionamento por perto. Leia as avaliações ou pergunte ao blogueiro!

Mais dicas de Cidades Grandes

Este post faz parte da blogagem coletiva do grupo 8on8, cujo tema de janeiro foi Cidades Grandes. Confira o que as demais blogueiras participantes escreveram a respeito:

Lembre-se de que há inúmeras maneiras de montar roteiros na Europa, que dependerá de fatores como gosto pessoal, estação do ano, tempo e dinheiro disponíveis, mas espero ter contribuído para tirar do campo dos sonhos sua viagem ao Velho Continente. Se tiver alguma dúvida, terei prazer em ajudar. Veja abaixo sites onde você pode organizá-la:


Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 26

  1. Nunca fiz muitas cidades em uma ùnica viagem curta… Acho que a maior “loucura” que fizemos foi sair de Berlim (daquela x que moramos là) e fazer em 11 dias para Praga, Bratislava, Viena e Budapeste.
    Me arrependo um pouco, pois ficou apenas como um aperitivo das cidades e se tudo der certo, retornaremos a essas cidades (talvez nao voltaria à Bratislava, visto que 2 dias ali deu para ver bastante).

    1. Sua viagem mais curta ‘loucura’ está na média do que sugeri. Também sempre acho que fiquei pouco na maior parte das cidades que visitei, mas nem todo mundo pode ficar muito. Eu raramente posso me ausentar por mais de 14 dias.

  2. Na primeira vez que viemos para a Europa, nós fizemos um roteiro de capitais: londres, paris, berlin, praga e amsterdam. Foi legal para ter uma visão de boas vindas do continente.

  3. Oi Márcia… que vontade grande me deu de voltar à Europa ao ver os roteiros sugeridos, com tantas cidades lindas. Conheço várias delas e algumas, como Londres, eu gostaria muito de voltar.

    Dos destinos sonho tenho Budapeste, Viena e Praga. São deslumbrantes, não?! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.