Cancun a X Caret: um dia no parque

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Que bom que foi apenas preguiça e o mundo não acabou em 2012 junto com o último calendário maia. Assim você pode ir a Cancun e passar o dia em X Caret. Veja o que tem para fazer lá, saiba o custo e onde comprar sua excursão.

Editado em janeiro de 2023

Cancun X Caret

Cancun tem muitas opções de passeios – nem precisava, com o mar lindo, areia branquinha que não esquenta sob o sol (adoro repetir isso!), resorts fantásticos. Nós queríamos mesmo era descansar, e por isso optamos por um hotel all inclusive, o Fiesta Americana Condessa. Mas dois passeios eram imperdíveis e abandonamos o conforto e as mordomias do resort e deixamos Cancun por dois dias, quando conhecemos X Caret e Chichen Itza.

Encontre dicas de planejamento de viagem em Cancun em Março: equinócio e Spring Break, onde compartilho passeios que você pode fazer a partir de Cancun e outras dicas

Vale a pena sair de Cancun e ir a X Caret?

X Caret fica a 74 km de Cancun e já respondo de cara: vale muito a pena na nossa opinião, especialmente se você vai com crianças. Mas são tantas opções de atividades que desde a vovó ao bebê vão curtir. Se você for 2 ou 3 vezes, ainda terá coisas novas para fazer.

Inaugurado em 1990, a área onde está instalado era usada pelas maias como porto, por causa de sua tranquila enseada, onde hoje boiamos em água morninha. São mais de 50 atrações, todas inclusas no ingresso. Não há guias, você fica à vontade para fazer as atividades que preferir, por isso é bom se informar do que tem para não perder nada. 

O mapa abaixo já vai te ajudar a localizar as atrações e perceber que há 6 rotas por onde as atrações estão distribuídas.

Cancun X Caret mapa

Que ingresso comprar

Tem duas opções de ingressos: o básico e o plus.

O ingresso básico custa USD110 para pessoas acima de 12 anos. Crianças de 5 a 11 anos pagam USD82 e a entrada é grátis até os 4 anos.

O ingresso XCaret Plus (USD150) foi o que compramos, pois inclui uma série de atividades e uma refeição em 1 dos 5 restaurantes do complexo.

Ingresso com Promoção

Nossa parceira Civitatis estava com uma promoção quando editei este post, e o ingresso saía um pouco mais barato do que no site oficial do XCaret (USD 105). Confira no site da Civitatis o produto Ingresso do parque XCaret. E aproveite a possibilidade de parcelar sua compra no cartão de crédito, comprando o ingresso ou a excursão:

Serviços pagos

Seja qual for o tipo de ingresso que você comprou, será necessário pagar um depósito para usar armário, coletes salva-vidas e equipamento de snorkling. Sem o ingresso plus, além do depósito você paga para usar itens como toalhas, equipamento para mergulho, armários.

O que fazer em X Caret

Passáros tropicais

Logo na entrada você é recepcionado por flamingos que se esticam ao sol e araras e papagaios pousam nos seus ombros para fotos do tipo “Estou num paraíso tropical”. Se estiver com crianças – ou se nunca ficou com a turma na animação do Rio, pare ali para posar com as aves.

Flutuação no rio subterrâneo

Esta é sua chance de boiar em rios subterrâneos! A flutuação no rio está inclusa no valor da entrada. Não chega a ser um snorkling convencional, pois só no final, em área aberta, avistamos um cardume de peixe.

O percurso é fácil pois você é levado pela correnteza e apenas em um trecho você nada contra ela, mas pode se apoiar em cordas para vencê-la. Dá um pouco de claustrofobia em algumas partes, mas no geral é bem tranquilo. Todo o equipamento é emprestado/alugado pelo parque e suas roupas e pertences ficam em lockers. Fotógrafos registram o momento, depois é só comprar a fotinho! A nossa é linda, esta foi digitalizada, por isso tem a qualidade ruim.

X Caret dicas

Área arqueológica

Com tantas atividades legais, é de se esperar que as pessoas não dêem muita atenção às ruínas maias que existem no local. Não há muita coisa para ver, mas mesmo assim achei que deveria ter um pouco mais de informação no local. Por outro lado, é permitido subir os degraus e brincar de maia.

Cancun X Caret ruínas

Curtir a praia

Ficamos bem pouco na praia, o suficiente para descansar após o almoço. Juju curtiu as bóias e a enseada, um mar-piscina de águas mornas.

Cancun X Caret praia

Show folclórico em X Caret

No final do dia, às 19h, assista ao show folclórico México Espetacular, com apresentação de 300 artistas que em música e dança contam a história do México. Acontece num grande ginásio coberto, e nos sentamos em arquibancadas. Ingressos especiais incluem jantar durante o espetáculo.

Um dos destaques do show é o juego de pelota, mistura de futebol e basquete que era praticado pelos maias, mas que em vez de usar os pés, usava-se o quadril, peito, ombros para tocar a bola e atirá-la por um arco pequeno de pedra a 8 metros de altura no muro lateral do campo. Você pode ver um autêntico campo desses em Chichen Itza.

Cancun X Caret show noturno

Outras atividades do X Caret

Outras coisas talvez inéditas para fazer nesta viagem a Cancun e X Caret: você pode avistar onças, passear de barco por um rio tropical, visitar borboletário, aviário, entrar numa caverna de morcegos e nadar com arraias e tubarão.

Passeio pelo parque
foto divulgação

Atividades Opcionais em XCaret

Nadar com golfinhos

Com certeza o melhor do dia foi nadar com os golfinhos! Nunca vou me esquecer do que minha filha disse quando acabou a atividade: “mãe, é o melhor dia da minha vida!”

Os participantes são divididos em pequenos grupos e entramos numa área cercada. Recebemos instruções de como agir, de quais movimentos fazer e os golfinhos chegam. É uma emoção só! A princípio eles nadam em volta de cada dupla e podemos tocá-los. Depois cada dupla vai brincar de instrutor e seguimos as orientações de gestos e posturas para que o golfinho as obedeça.

Cancun X Caret golfinho

Existem duas versões. Eu e minha filha fomos na mais simples por dois motivos: pelo preço e porque acho estranha essa história de subir num golfinho.

  • a que dura 45 minutos, em que você apenas interage com o golfinho, ganha beijo, manda-o fazer movimentos
  • a de 60 minutos, em que você também é empurrado pelo golfinho.

Os ingressos podem ser comprados no local ou antecipadamente no site oficial, e acontecem às 11:30, 13h30 e 15h30, respectivamente na Rota dos Golfinhos (vermelha) e na Rota do Aquário (Azul). Quando editei este post (jan/23), o custo era de USD119 (USD107 online) e USD159 (USD143 online).

Atualização

Recentemente assisti ao polêmico documentário Blackfish, que especificamente fala sobre a captura de orcas selvagens para adestramento e exibição em parques como o SeaWorld, a comercialização milionária de seus filhotes, a manutenção em cativeiro em condições muito aquém do que precisariam para viver menos infelizes e estressadas.

Desde então penso que o mesmo possa estar acontecendo não só com golfinhos, mas com todos animais que estão “ao dispor” de seres humanos para sua diversão ou interação, mesmo que seja da mais inocente, como foi a minha.

Fiz uma breve busca na Internet a respeito, mas ainda não encontrei informação específica sobre como se dão a captura e os tratos dos golfinhos em Cancun e X Caret. Se alguém tiver alguma informação, por favor deixe nos comentários. Não vai mudar o fato de eu ter nadado com golfinhos adestrados, o que hoje me causa certo desconforto, mas vai trazer luz à questão.

Parapente

Se o mar é lindo visto da janela do quarto do hotel, imagine voando a 200 metros! Eu nunca tive coragem, mas um dia terei ahaha. O passeio custa USD 72 e dura 10 minutos.

Nadar com arraias, tubarões

Na Rota do Aquário (Azul), você terá oportunidade de alimentar e depois mergulhar com tubarões da espécie Lixa, tidos como dóceis. E na Rota do Rio (Preto), você pode nadar com arraias (USD40).

Nadar

Diversos tipos de equipamentos disponíveis para observar a vida marinha. Achei interessante o tipo de mergulho com cilindro de oxigênio que fica na superfície, dando mais liberdade para quem não tem experiência no modo convencional.

Cancun X Caret
foto divulgação

Onde comer em X Caret

O almoço incluso no ingresso plus não é maravilhoso, mas é típico, com música ao vivo. Aquela velha história: entre no clima.

Mas dicas de Cancun e X Caret


Acho Cancun e X Caret e toda península de Yucatan incrível. Quando fomos o dólar não era alto como hoje, mas se você comparar ao valor cobrado por outros parques temáticos, verá que é aceitável. É diferente de um parque de diversões, as atrações são mais na pegada de natureza, como você deve ter percebido. O problema é o câmbio. Parcele a compra e vá ser feliz!

Planeje sua Viagem aqui

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Já vi tantos posts sobre Cancun e nem imaginava que havia um parque incrível como esse X Caret! Prefiro mil vezes essa temática de atrações naturais que de parque de diversões.

  2. Eu nao sou muito fã de praia (sim, sou uma ET), mas amei saber que em Cancun a areia é branquinha e não esquenta, mesmo com sol forte
    hahahaha
    Já tinha ouvido falar sobre X Caret, mas nao havia entendido muito bem o que era… então é um parque temático com atrações voltadas para a natureza!? Ah, interessante! Mas a atração é para apenas 1 dia? Olhando o mapa, X-Caret parece oferecer muita coisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.