Atualizado em novembro de 2022
O dia de fevereiro estava nublado quando pegamos a estrada de Orlando a Cabo Canaveral para conhecer o Kennedy Space Center, centro de visitantes que se orgulha em frisar que não se tratar de um parque temático, mas sim um centro educativo sobre a aventura (e desventuras) do homem no espaço.
No Brasil nossos meninos não têm o sonho de ser astronautas, mas imagino que para os american boys visitar o KSC seja o mesmo que é para as meninas conhecer as “princesas” na Disney.
Visitar o Kennedy Space Center foi uma surpresa, pois há muito o que fazer e aprender. Minha impressão foi a de que os americanos devem aprender na escola sobre as viagens espaciais, tamanha a desenvoltura que o guia vestia para explicar sobre os foguetes e as missões – e todo mundo parecia entender tudo com facilidade. Eu faltei nessa aula, repete, por favor!
Mesmo que você não tenha interesse no assunto, programe-se e chegue cedo. Veja o mapa do complexo e onde ficam as opções de restaurantes:
Como é a visita ao Kennedy Space Center
“Manhê, eu tô na NASA!” Esta é a primeira sensação deste bate e volta de Orlando ao Cabo Canaveral, onde fica o KSC. ao longo do dia, você terá muitas surpresas!
Rocket Garden
Começamos a visita no Rocket Garden, avistado logo ao cruzar o portão de entrada, onde em vez de flores você encontrará réplicas de foguetes e cápsulas dos projetos Mercury, Gemini e Apollo. Emocionante caminhar pela ponte e imaginar o que sentiam os astronautas quando por ela caminhavam rumo ao foguete. Há tours guiados 4 vezes ao dia, todos pela manhã.
Cinemas IMAX
Incluso no ingresso regular, o cinema tem duas salas para exibir dois filmes de 45 minutos cada, o Hubble, sobre o telescópio espacial, e o Journey to Space, sobre futuros projetos da Nasa.
Programe-se para fazer pela manhã, pois se você embarcar no Tour de ônibus pela manhã e almoçar por lá não terá tempo para assistir. Infelizmente perdemos por 5 minutos e não havia sessão posterior…
KSC Bus Tour
Incluso no ingresso regular, o passeio de 40 minutos pelo complexo da Nasa é feito em ônibus que parte a cada 15 minutos e leva os turistas até o Centro da Apollo/Saturno V.
O guia é o próprio motorista, que vai explicando sobre os inúmeros prédios e outros equipamentos do complexo. No caminho, nos mostrou um peixe-boi e um ninho de águia-careca, ave símbolo da América, que segundo ele está naquele poste há 30 anos.
O ônibus passa pelo edifício onde os foguetes são montados (segunda foto acima, à direita), em operação desde os anos 1960, pelas plataformas de lançamento e pelo super veículo que os transporta até elas:
Apollo/Saturno V
O projeto mais famoso da Nasa, que levou o homem à lua é o ponto principal desta área do Kennedy Space Center.
Em determinado momento um grupo de turistas entra numa sala e se acomoda numa pequena arquibancada, de frente para a sala de comando tal qual era nos anos 1960. Trata-se de uma espécie de simulador, e sentimos o tremor e osom do lançamento de um foguete.
Além da exposição do foguete Saturn V e da sala de operações, há uma sala com várias relíquias do projeto Apollo, uma pedra lunar que pode ser tocada pelo visitante e uma encenação da chegada do homem à Lua. Meio breguinha para nós, emociona os mais velhos que viveram a era da Corrida Espacial – ou os americanos super patriotas.
Tomamos um novo ônibus de volta ao Visitor Complex, você ainda tem muito o que fazer: Space Shuttle Atlantis, Shuttle Launch Experience, Angry Birds Space Encounter, Astronaut Enconter, Exploration Space, Eye of the Universe (exposição de imagens feitas pelo telescópio Hubble), Astronaut Memorial.
As crianças menores podem gastar a energia que ainda têm no play dome, um playground coberto próximo à saída.
US Astronaut Hall of Fame
A poucos quilômetros do complexo central, fica o US Astronaut Hall of Fame, com acesso incluso do bilhete regular, mas não paramos lá.
Como ir de Orlando a Cabo Canaveral
Quase todo mundo aproveita a viagem a Orlando para visitar o KSC, afinal, apenas 72 km separam Orlando de Cabo Canaveral, numa viagem tranquila. Com fácil acesso a partir de Orlando, pegue a FL-408 E (sentido leste), depois a saída para a FL-50 E (também leste) e finalmente a 405 S (sentido Sul, também chamada de Columbia Blvd). Nesse ponto você já avista o edifício da NASA e as plataformas de lançamento de foguetes e a emoção vai aumentando… A Columbia Blvd vira NASA Causeway, uma ponte sobre as águas do Atlântico (estilo Key West, mas sem o glamour ehehe).
Placas orientarão o bolsão de estacionamento, que custa 10 dólares.
Outras informações sobre o Kennedy Space Center
Ingresso
Você pode comprar o ingresso ao chegar lá, na bilheteria ou nas máquinas de autoatendimento, ou pelo site oficial do KSC.
Há vários tipos de ingresso, com experiências diferentes. O ingresso básico, de 1 dia, custa US$75 (para pessoas com 12 anos ou mais) ou $65 (crianças de 3 a 11 anos), mais taxa. Adultos a partir de 55 pagam $70.
Achei que o ingresso básico foi suficiente. Os adicionais são realmente para quem é louco pelo tema, como bate papo com um astronauta, tour mais longo no ônibus, e experiências de treinamento de astronautas.
Horário de funcionamento
O Kennedy Space Center abre das 9h às 17h todos os dias, exceto no dia de Ação de Graças e no Natal.
Excursão de Orlando ao Kennedy Space Center
Para quem não quer ou não pode dirigir, o melhor jeito de ir de Orlando ao Cabo Canaveral é de excursão. Nossa parceira Civitatis oferece transporte em vários pontos da zona de Orlando, Disney e Kissimmee. E você pode escolher entre a excursão com ingresso incluso ou apenas o transporte.
Onde comer no KSC
Se a fome apertar, tem várias opções de restaurantes fast food. Nós escolhemos um que fica dentro do galpão, com vista para foguetes!
Audio Guide
Há dispositivos de áudio para visita guiada em ignlês, francês, alemão, italianao, português (eba!), espanhol, japonês e chinês. Acho aconselhável pegar um caso não saiba inglês, pois as legendas explicam detalhadamente sobre cada foguete, pedra lunar, traje de astronauta apenas em Inglês. Procure na enrtada do complexo, no balcão de informações.
Outros lugares perto de orlando para visitar
Outro passeio que fizemos e que sugiro é visitar algumas praias. Uma delas é Clearwater, a 170 km de Orlando. Falo um pouco sobre ela em Roteiro de Orlando (e arredores) em 12 dias. Tampa fica um pouco antes, e tem vários parques, como o Busch Gardens e o aquático Adventure Island.
A Mariana do blog Travel Tips Brasil visitou Winter Park e também tem dicas de St Augustine, uma cidade histórica da Flórida.