Prepare-se para imagens que parecem carregadas de filtro, mas acredite: as cores são fiéis à realidade. Saiba o que fazer em Lake Louise e no Emerald Lake, dois lagos deslumbrantes próximos a Banff, nas Montanhas Rochosas do Canadá.
Este post faz parte da série sobre nossa viagem às Montanhas Rochosas do Canadá, então para compreendê-la, por favor leia os posts anteriores:
– Montanhas Rochosas: planejamento e roteiro de viagem
– Banff, o filé das Montanhas Rochosas do Canadá
– Jasper, Canadá: o pote de ouro no fim da Icefields Parkway
– Alberta: onde ficar nas Montanhas Rochosas do Canadá
O Emerald Lake
Começamos o dia remando no bow river, em Banff, mas ainda pela manhã pegamos a estrada em direção ao Yoho Park, na província Colúmbia Britânica, onde fica um de meus lagos preferidos do Canadá, o Emerald. O Emerald está a 94 km do centro de Banff e apenas 20 minutos depois da vila de Lake Louise. Como em outros pontos dos parques de Banff, Yoho e Jasper, há bolsões de estacionamento gratuitos e cabanas com banheiro público, todos sempre muito limpos, gratuitos, com papel higiênico e álcool gel.
Quando saímos do Banff Park e entramos no Yoho Park, não há controle de entrada, diferente do Jasper Park.
O tom azul-esverdeado do Emerald Lake pode mudar ligeiramente de acordo com a luz do dia e também época do ano, pois é resultado de partículas finas que desprendem das rochas com o movimento das geleiras da cadeia de montanhas Presidente.
O que Fazer no Emerald Lake
Trilhas
A trilha em volta do lago (Emerald Lake Circuit) tem pouco mais de 5 km e é muito movimentada. As placas indicam que é lugar frequentado por ursos, então cuidado se houver menos movimento/barulho. Vi muita gente fazendo trilhas no Alasca com guizos amarrados aos tênis ou sininhos nas mochilas, o que afastaria os amigos ursos.
Remar no Lago
Remar uma típica canoa canadense – Além de caminhar e apreciar o lago, você pode, nos meses de verão (junho a setembro), alugar uma canoa na única loja de souvenirs local por $70 a hora, no máximo para 3 pessoass
Comer e ficar no Emerald Lake
Numa localização tão privilegiada como esta, fazer uma refeição no restaurante Cilantro, esta cabana lindinha do outro lado da ponte da foto acima, ou se hospedar em um apartamento ou cabana do Emerald Lake Lodge pode muito bem ser uma daquelas coisas para se fazer antes de morrer. Construídas pela Canadian Pacific Railway em 1902, elas completam o clima de de lago que a gente tanto vê nos filmes e séries. Como não há restrição de acesso a não hóspedes, atravesse a ponte para fazer uma foto da típica canoa canadense neste lindo lago perto de Banff:
Comprinhas
A única loja de souvenirs tem objetos lindos, e vai fisgar o coração os dólares de quem curte montanhas. Eu comprei uma miniatura de esquis de madeira super fofos, ímãs de geladeira, claro, mas devia ter comprado a placa abaixo:
Quando visitamos o Emerald em maio de 1997, o tempo estava muito fechado, mas mesmo assim me impressionei com o lugar. E em 2018 refizemos a foto na ponte:
Em tempo: Sugiro a você, principalmente se for um dia de sol, que pare em Lake Louise primeiro, porque à tarde a extremidade Oeste do lago fica na contra-luz, impactando na qualidade das fotos. Se possível, faça uma parada em Lake Louise pela manhã e outra à tarde, para fotografar as duas extremidades do lago: o hotel e as montanhas.
O que fazer entre Emerald Lake e Lake Louise
Natural Bridge Falls
No caminho de volta à Hw1, a cerca de 7 km do Emerald Lake, paramos na Natural Bridge Falls, um cojunto de rochas sobre o rio Kicking Horse, cuja força as perfurou e desenhou uma ponte. Como fica na beira da estrada, com espaço para estacionar, é de graça, só vejo motivos para dar uma paradinha!
Field
Mais 5 km e chegamos à minúscula cidade de Field, onde há um visitor’s center do Yoho Park e um mercadinho com o sugestivo nome de Yoho Trading Post – bom para comprar lanche para o picnic do dia.
Se você está com crianças, a parada é obrigatória para aproveitar o playgroud à beira do rio. Aliás, o conjunto todo em frente ao visitor’s center parece ter pulado de uma cena de sonho: o rio colorido, as montanhas ao fundo, as cores do outono se exibindo, o som das crianças brincando – e do trem que parece infinito passando! Sério, os trens de carga têm cerca de 3 ou 4 quilômetros de comprimento.
Lake Louise
Logo na saída da Hw 1 e antes de chegar ao lago, você encontrá Lake Louise Village, com um shoppinzinho, posto de combustível, mercado, padaria, lojas de artigos esportivos e souvenirs.
Na vila também fica o Visitor’s center, onde paramos para informações sobre o acesso ao Moraine Lake, pois tínhamos tentado sem sucesso pela manhã e no final daquela tarde novamente mais uma tentativa frustrada. Sugeriram que eu chegasse antes das 6h30 da manhã, mas como estávamos hospedados em Canmore, a 75km, teríamos que madrugar, algo a que não estava disposta nas férias. Resultado: tentamos uma terceira vez na manhã seguinte, mas a estrada continuava fechada devido ao excesso de veículos. Se você passar pelo mesmo mas estiver disposto, a caminhada é de 12 km com elevação de 300 metros. Mas é um dos lagos mais lindos do pedaço e vale o esforço! Só não fui porque a adolescente da família não aguenta caminhar tanto.
O lake Louise fica a uns 10 minutos de carro do visitor’s center e há vários bolsões de estacionamento, gratuitos, mas assim como no Moraine, pode acontecer de estarem cheios na alta temporada, programe-se para ir cedo.
O que Fazer em Lake Louise
O Fairmont Chateau Lake Louise
A segunda coisa que você vai notar além da paisagem estonteante do conjunto lago e montanhas é o Fairmont Chateau Lake Louise, o classudo hotel em frente ao lago. Não tentei entrar, achei o exterior mais atraente, mas se você for mais cara de pau que eu, dá pra circular pelo jardim e lobby.
Passeio em volta do lago
Vale muito a pena o passeio em volta do lago, com apenas 4 km, cuja paisagem vai se modificando pela diferente perspectiva que vamos tendo.
Trilha para Beehive
Para quem não está viajando com adolescente cansado e entediado, uma dica legal é pegar a trilha no lado direito do lago para o ponto conhecido como Beehive, de onde se tem uma vista magnífica de todo o lago e do topo das montanhas. O ganho de altitude ao longo da trilha é de 547 metros, não deve ser fácil, mas como toda trilha a gente esquece o sacrifício com a recompensa da vista. Esta trilha pode ser feita de duas maneiras: começando na extremidade do lago perto do hotel, fazendo uma paradinha em Lake Agnes Tea House, ou na extremidade oposta.
Remar numa canoa canadense
Passear de canoa em grande estilo (a $85 a hora!) ou, se tiver feito uma aposta das boas, fazer como estes dois malucos que se jogaram no lago após o passeio de canoa!
Subir a montanha sem esforço
Dentre as coisas mais legais para fazer em Lake Louise está tomar a gôndola de Lake Louise e, além de avistar as montanhas e o lago do alto, conseguir observar ursos! Quem esteve lá e registrou tudo foi a Mari do Ideias na Mala, confira no link acima.
Depois da tentativa fracassada de visitar o Moraine Lake no final da tarde, paramos em Banff para jantar e seguimos para nosso hotel em Canmore, o Pocaterra Inn. O dia seguinte seria cheio de paisagens incríveis e de mais lagos do Canadá ao longo da Icefields Parkway até Jasper, a estrada cinematográfica das Montanhas Rochosas do Canadá.
Respostas de 13
Realmente, o Canadá tem paisagens encantadoras!As águas dos lagos deslumbram e deixam qualquer um louco para visitar. Adorei o seu post. Obrigada
Ai essas cores! Imagino que tenham inspirado os tais filtros dos aplicativos de imagens. Adorei essa caminhada com guizos para manter os ursos longe, adorei o vosso remake da foto, tantos anos depois, adorei as dicas de horas ideais para as fotos. Só foi pena não conseguirem passar até ao Moraine Lake, mas menina 12 km para cada lado, eu faria o mesmo que vocês
Nunca pensei que o Canadá tivesse tantas paisagens lindas! Esses Lagos são lindo não sei dizer qual o mais bonito se o Esmeralda Lake ou o Louis. Quero conhecer!
Que lugar mais lindo é Banff, hein? Nós precisamos bastante vistar, Marcia, que cores. Nós ainda vamos para o Canadá…