Dias sob a nuvem espessa daquele vírus cujo nome não deve ser pronunciado podem ser perfeitos para viajar sem sair de casa e matar aquela saudade de lugares já visitados ou com os quais sonhamos. E sejamos gratos caso nossa preocupação nestes dias gire em torno de ocupar as horas no conforto de nossas casas e na cmopanhia de nossos familiares. E estejamos atentos porque há muitas formas de ajudar quem não está tão confortável assim. Se precisar desta dica, também, é só deixar um comentário que tenho listas e listas de organizações sérias e comprometidas com o bem estar social. Mas voltemos ao tópico…
Livros e filmes são poderosos e transformadores, podem agir como uma válvula de escape ou despertar desejos ocultos e até então desconhecidos. Somos convidados a embarcar numa vida que não é nossa, uma história emprestada, a sorrir, chorar, testar os nervos, exercitar sagacidade e empatia. E em meio a estes sentimentos, o pano de fundo e a fotografia podem deslumbrar. Neste sentido, quantas vezes você já viajou através de filmes gravados na Toscana? Percorreu estradinhas sinuosas entre campos de oliveiras ou girassóis, adentrou villas cujas paredes e janelas denunciam camadas de séculos, caminhou por piazze medievais e bebericou o vinho local?
Venha conhecer ou rever comigo alguns dos filmes cujas cenas foram rodadas nesta que é uma das mais belas regiões da Itália. E aproveite os links para posts com dicas de cidades da Toscana, sublinhadas ao longo deste. Já pensou em fazer um roteiro pela Toscana seguindo os passos destes personagens?
1. Viajar para Florença sem sair de casa
Uma Janela para o Amor
Dos filmes para viajar sem sair de casa, este apresenta vários lugares mega turísticos da belíssima Florença. Lançado em 1985, esta produção inglesa levou às telas o romance A room with a view de E. M. Forster, impresso em 1908, que aborda o papel da mulher na sociedade presente em várias outras obras do início do século 20.
Não garanto que você tenha vista para o amor, mas o hotel degli Orafi (no filme leva o nome Pensione Bertolini) tem um quarto com varanda enorme para os padrões europeus e vista deslumbrante para o rio Arno e a Ponte del Vecchio, batizado com o nome do filme. Veja trailler do filme no YouTube.
Na minha última viagem a Florença fiquei num quarto com vista parecida, o Hotel Berchielli, foi uma ótima experiência!
Hannibal
No filme de 2001, Hannibal, vivido pelo grande Anthony Hopkins, cuja trama gira em torno da investigação do desaparecimento de um curador da biblioteca, também figuram diversos pontos turísticos imperdíveis de Florença: a Galleria Uffuzi, a Catedral, o Palazzo Vecchio, a piazza della Repubblica, a ponte del Vecchio e o Mercato Nuovo, onde fica a fonte Porcellino e onde em vez de lavar mãos manchadas de sangue, você pode seguir a tradição e esfregar o focinho do javali.
Para incluir no seu roteiro: visite a farmácia mais antiga da Europa (1221!), onde Hannibal compra produtos de perfumaria para Clarice, Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella. Fica na Via della Scala, 16.
Inferno
Terceiro filme da série, a adaptação da obra de Dan Brown, estrelado por Tom Hanks (aquele com quem você nunca, jamais, deve viajar), tem cenas em várias cidades turísticas italianas. Eu visitei os Jardins de Boboli no Palazzo Pitti de uma forma bem mais relaxada que Robert Langdon! Confira as dicas no link acima.
Há até um tour especial de 2 horas comercializado pela Get your Guide, percorrendo os lugares citados no livro/filme, dá uma olhada:
2. Viajar para o Val d’Orcia sem sair de casa
O Gladiador
Não é preciso ter sido um gladiador para sonhar com um retorno ao Vale d’Orcia – ou para viajar sem sair de casa. Se este vale dispensa apresentações para alguns, para quem ainda é estreante ou novato em Itália é preciso dizer que ele incorpora o imaginário da Toscana, com seus campos dourados ou verdejantes, suas villas, cidades muradas sobre colinas, e seus sempre enfileirados ciprestes.
Quer saber o local exato que aparece no filme de 2000, pelos olhos do personagem vivido por Russel Crowe? Basta jogar no Google Maps “Villa Poggio Manzuoli” ou “Genna Maria Eva Borborini”, uma casa de fazenda que fica a menos de 2 km da cidade San Quirico d’Orcia.
Eu passei por ela no caminho entre Pienza e San Quirico d’Orcia, mas viajando pela Toscana você terá a chance de ver váras estradinhas ladeadas de ciprestes. A mais bonita que visitei fica pertinho de Siena, na cidade Sinalunga, a 50 km de Siena. Falei sobre ela no post de Montepulciano. A estradinha lega ao pátio do hotel Locanda dell’Amorosa, um antigo castelo do século 14, ótima opção para quem viaja pela Toscana de carro.
Leia também bate-voltas a partir de Florença ou Siena, com sugestões de cidades para visitar na Toscana.
O Paciente Inglês
O filme de 1996 é outro baseado em livro, e conta a história do conde Laszlo, que realmente existiu, interpretado por Ralph Fiennes. O mosteiro Sant’Anna in Camprena, onde o personagem principal vive uma série de flashbacks, fica 8 km ao norte da lindinha Pienza, e hoje funciona como um agriturismo, ou seja, você pode se hospedar lá!
A capela Bacci, onde a personagem de Juliette Binoche aprecia afrescos dependurada em uma corda, fica na Basilica de San Francesco, em Arezzo. Hoje os afrescos estão restaurados e iluminados adequadamente, esperando tua visita na Piazza San Francesco.
3. Viajar para Arezzo sem sair de casa
A Vida é Bela
Buongiorno Principessa! Taí um filme que preciso rever, um novo clássico com o ótimo Roberto Benigni. Se você não conhece, La vita è bella conta a história de pai e filho durante dias amargos em um campo de concentração da Segunda Guerra transformados com leveza e humor pelo personagem principal. Antes dos dias do Holocausto, as cenas de conquista de amor acontecem pelas ruas do centro de Arezzo, com destaque para a Piazza Grande.
4 e 5. Viajar para Montepulciano e Cortona sem sair de casa
Sob o Sol de Toscana
Este é um clássico das listas de filmes ou livros que se passam na Toscana. O filme de 2003 baseado no romance homônimo de Frances Mayes sobre uma mulher que compra uma villa e recomeça a vida na Itália. Na vida real, a autora é quem compra a casa, mas para temporadas de verão. Good enough for me!
Além de cenas feitas na Toscana, a personagem tem uma escapadela que rendeu imagens típicas de publicidade turística para a bela Costa Amalfitana, em particular Positano.
A igreja que aparece no filme e no trailer é a San Biagio, e fica aos pés de Montepulciano. Muitas cenas urbanas foram feitas em Cortona, como a da fonte, na Piazza Signorelli, mas a fonte é fake, ok? foi feita para o filme e retirada. A villa fica fora do centro de Volterra e na vida real se chama Villa Laura. Reformada depois do sucesso do filme, hoje é um complexo de 3 casas que podem ser alugadas. São 10 suítes ricamente decoradas com capacidade para até 20 pessoas.
6. Viajar para Siena sem sair de casa
007 – Quantum of Solace
007 sempre foi referência de boas locações – aliás, os lugares onde ele vive suas aventuras são, pra mim, o maior atrativo da série – e Bond, James Bond, não poderia faltar numa lista como esta. E estando em Siena, o agente não poderia perder o tumulto na Piazza del Campo durante o Palio di Siena.
Cartas para Julieta
Sim, eu sei, Verona é a grande estrela do filme de 2010 e onde começa a história de uma senhora em busca de seu amor da adolescência, mas é na Toscana que esta parte da história acontece e termina. Além dos passeios pelos campos, o jovem casal que acompanha a senhora faz uma parada para um gelato na Piazza San Giovanni, onde fica o batistério da incrível catedral de Siena.
A passos dali, fiquei num B&B muito legal, o Casacenti, indico caso queira passar a niote em Siena, o que acho aconselhável, a cidade é muito bem preservada pois não foi bombardeada na Segunda Guerra e pode ser uma boa base para visitar outras cidades da Toscana.
Outras sugestões de o que ler e assistir durante a quarentena do coronavírus
As ‘meninas’ lindas do 8on8 também escreveram sobre filmes, livros, shows pra gente viajar sem sair de casa, confira suas sugestões:
- O Berço do Mundo – Livros para viajar sem sair de casa
- Chicas Lokas na Estrada – 15 filmes de animação em cenários incríveis no mundo real
- Travel Tips Brasil – Festival de música e viagem – shows pelo mundo
- Destinos por onde andei… – Filmes para viajar no sofá
- Viajante Econômica – A Ponte dos Espiões: cenário de filmes e de negociações na Guerra Fria
Ai, que saudades da Toscana, que saudades da Itália! Estamos compartilhando as dores de lá e de cá, e não sabemos como será o mundo depois que esta pandemia acabar, mas é preciso sonhar que um dia pisaremos na velha Bota. Por enquanto, vamos viajar sem sair de casa.
Respostas de 15
Que região linda, a Toscana! Bela escolha, Márcia! Sabe que eu lia muito os livros do Dan Brown e um dos meus preferidos é o Inferno. Sempre gostei da forma dele descrever os lugares e obras de arte, me sentia dentro da história.
Sempre quis ver o Paciente Inglês, foi bom ler seu post, vou procurar para assistir.
Gostei muito das suas dicas!
Vamos viajar sem sair de casa, né?
Beijos,
Mari