Equinócio em Chichen Itza: a serpente desce a pirâmide

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Conhecemos Chichen Itza durante o equinócio, sítio arqueológico patrimônio da humanidade listado na Unesco, num bate e volta de Cancun. Neste artigo conto sobre essas incríveis ruínas maias, como é o fenômeno nessa época, e dicas para sua visita.

Chichen Itza, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno

Mesmo que sua viagem a Chichen Itza não coincida com o equinócio, ainda assim será uma experiência memorável. Eu não tinha pesquisado a respeito do sítio arqueológico e pra falar a verdade esperava ver apenas a pirâmide de Kukulcan. Então, caminhar entre colunas de templos e mercado, no campo de jogo de bola, e aprender sobre alguns costumes do povo maia foi tão especial quanto os demais passeios e a própria viagem a Cancun.

Veja como é conhecer Cancun em Março e o bate e volta de Cancun ao parque X Caret

Acredita-se que Chichen Itza tenha sido fundada durante o século 6 dC pelos maias que ocupavam a Península de Yucatán, e que durante o século 10 a cidade foi invadida por estrangeiros. Estes povos podem ter sido os Itza, enquanto outros acreditam que eram maias influenciados pelos toltecas do centro do México, ou mesmo pelos próprios toltecas. Não se sabe porque os toltecas abandonaram a cidade no século 13 dC, assim como seus sucessores, os itza.

Excavações em Chichen Itza

As ruínas de Chichen Itza foram escavadas pela primeira vez em 1841, e o sítio é o vestígio arqueológico mais importante da civilização maia em Yucatán.

Seu nome significa “à beira do poço de Itza”, em referência aos cenotes, poços sagrados que além de ser fontes de água doce para os maias, de acordo com suas crenças eram também as entradas para Xibalba, ou o “lugar do medo”.

E por falar em cenotes, entre 1904 e 1910, um polêmico projeto de dragagem recuperou uma grande quantidade de artefatos, incluindo cerâmica, objetos de ouro e produtos feitos de jade. Além disso, foram encontrados restos humanos, que exibiam feridas consistentes com o sacrifício ritual.

Agora que você sabe disso, ainda vai querer mergulhar num cenote?

Dentro da pirâmide de Kukulcan

Segundo a Enciclopédia Britânica, na década de 1930 escavações descobriram outra pirâmide-templo dentro dela, com nove plataformas, uma única escada e um templo contendo restos humanos. Um trono jaguar cravejado de jade e a escultura Chac Mool, figura masculina reclinada segurando uma tigela usada como receptáculo para sacrifícios. 

Em meados da década de 2010, arqueólogos usando técnicas de imagem não invasivas descobriram outra pirâmide enterrada dentro das outras duas. Estudiosos especulam que os governantes construíam sobre edifícios existentes como forma de superar seus predecessores. Faz sentido.

Além disso, abaixo da base da pirâmide Kukulcan encontraram o que acreditam ser um cenote ou um grande sumidouro, similar ao que existe no sítio ao norte (número 9 do mapa).

Muitas descobertas têm sido feitas no presente século, tanto em cenotes por conta do projeto Grande Aquífero Maia como na caverna 24 metros abaixo do sítio arqueológico e a 2 km da pirâmide de Kukulcan. Mais de 200 objetos foram encontrados.

O que ver no Sítio Arqueológico de Chichen Itza

mapa chichen itza
As duas partes de Chichen Itza. O mapa está invertido: a área da esquerda é Norte e a da direita Sul

Como você pode ver pelo mapa acima, o sítio arqueológico Chichen Itza é dividido em duas partes, separadas por cerca de 500 metros. Por falta de tempo, visitamos apenas a região da esquerda, que na verdade fica ao Norte da outra e não como representado no mapa acima.

A região à direita no mapa (Sul) é reservada à Ciência e Artes, estabelecida antes da conquista tolteca. O maior destaque é o Observatório Astronômico (13), mas há templos e edifícios que acredita-se terem sido dedicados à filosofia, como o Akab-Dzib (17).

equinócio em chichen itza
observatório astronômico

A Pirâmide de Kukulcan

Depois de uma breve caminhada sombreada a partir da entrada, chegamos ao centro do sítio arqueológico, onde está a pirâmide de Kukulcan. À esquerda dela ficam pequenos templos e o campo de jogo de bola, e à direita o Templo dos Guerreiros.

Batizada de El Castillo, a pirâmide de Kukulcan tem 30 metros de altura: 24 m da pirâmide e 6m do templo em seu topo. Uma coisa incrível é que ela se assemelha a um calendário:

  • tem 365 degraus (número de dias do ano)
  • 52 painéis (número de semanas do ano)
  • 18 terraços (número de meses do Calendário Maia)

Parte da pirâmide não foi restaruada e a escadaria de um das faces está bem danificada.

Posso escalar a Pirâmide de Chichen Itza?

Desde 2008 não é permitido escalar a pirâmide de Chichen Itza. Um cordão de isolamento em sua volta e multas salgadas entre USD 2.500-5.000 previnem danos a sua estrutura.

Também é ilegal subir nas pirâmides de Gizé, mas muita gente sobe alguns dos blocões. Meu marido ficou tão extasiado lá que nem se lembrou disso., e subiu alguns bons metros, como um menino. Eu fui mais contida e subi apenas um bloco para uma foto.

Grande Campo de bola

equinócio em chichen itza
o campo da bola. No canto superior direito, o anel por onde deveria ser colocada a bola. Acho que quase não dava gol…

Depois de observar a pirâmide e posar para fotos, fomos para o campo de jogo de bola e fiquei impressionada com seu tamanho: 146 m X 37m! O campo é formado por dois paredões laterais de 8 metros de altura, no centro dos quais estão os anéis de pedra onde duas serpentes entrelaçadas foram esculpidas. Na parte onde seria um das traves no futebol, há um templo.

O jogo envolvia acertar uma bola através de anéis de pedra usando apenas o cotovelo, joelho ou quadril. A bola representava o sol, e não podia tocar o solo. Os perdedores eram sacrificados. Cortem-lhe a cabeça!

Uma demonstração do jogo de bola pode ser visto no show folclórico do parque X-Caret, cuja visita indico fortemente, principalmente a quem vai a esta parte do México com crianças.

Templo dos Guerreiros e Salão das Mil Colunas

equinócio em chichen itza
Templo dos Guerreiros

As pessoas já estavam sentadas em frente à pirâmide esperando a serpente descer quando visitamos o Templo dos Guerreiros. Na verdade, o acesso é proibido e vemos apenas a fachada, diferente do que acontece no Egito, quando a gente pode caminhar entre as colunas, enrtar em templos e pirâmides.

Comparando com os templos egípcios, as colunas são bem mais baixas, mas não deixam de impressionar, se pensarmos em outros povos das Américas do mesmo período.

equinócio em chichen itza
salão das mil colunas

O Equinócio em Chichen Itza

Pesquisar as festividades do destino que vamos visitar é uma parte importante do planejamento de viagem antes mesmo da compra dos bilhetes aéreos, e programei a viagem para coincidir com o equinócio.

O equinócio de primavera e de outono é o período em que o sol se posiciona sobre o Equador, e dia e noite têm exatamente a mesma duração. A data marca o início da primavera ou do outono, mas o equinócio de outono dura poucos dias. E Chichen Itza é um dos lugares mais especiais para festejar a data, que em geral acontece entre 19 e 23 de março.

Mas o que tem de especial no equinócio de Chichen Itza? Simplesmente evidência do conhecimento astronômico maia, demonstrado na arquitetura da pirâmide de Kukulcan, “quando a serpente desce”. Calma que já foi explicar.

A descida de Kukulcan

A incidência dos raios de sol poente nos degraus da pirâmide de Kukulcan durante o equinócio produz uma sombra que se assemelha a uma cobra de 36 metros descendo os degraus da Pirâmide do Castelo até se juntar a uma enorme cabeça de cobra ao pé da escada. Topo e base da pirâmide são conectados pelas sombras por 45 minutos, antes de desaparecer.

equinócio em chichen itza
a serpente desce!

Não é só uma questão de astronomia ou geometria. A pirâmide é nomeada em homenagem ao deus-serpente emplumada Kukulcan, que segundo a crença maia descia dos céus, abençoava os fiéis, mergulhava nas águas sagradas e penetrava no submundo Xibalba, ou o “lugar do medo”.

Se você gosta de pirâmides e outros sítios arqueológicos, veja as dicas do Mulher Casada Viaja do Egito, Machu Picchu, Pompéia.

Nossa experiência em Chichen Itza no eqiunócio

Durante o equinócio de primavera Chichen Itza fica muito cheia. Mas a aglomeração era grande apenas em frente à pirâmide de Kukulcan, justamente para presenciar a “descida da serpente”. Grupos grandes com guias eram encontrados em frente a templos e outras áreas do sítio.

Os místicos (?) vestiam branco e era engraçado quando as nuvens escondiam o sol, pois quando a luz voltava sobre a pirâmide, as pessoas aplaudiam e festejavam. Ahaha, claro que entrei na brincadeira, foi uma energia gostosa.

Dicas práticas para conhecer Chichen Itza

  • Para planejar a viagem pra curtir o equinócio em Chichen Itza, anote as datas: o Equinócio da primavera acontece entre 19 e 23 de março e o de outono entre 22 e 23 de setembro.
  • Assim como em muitos templos no Egito, câmeras DSLR ou GoPro só são permitidas mediante pagamento de taxa. Eu usei a minha de boa, na época, em 2012, mas com a popularização de redes sociais e o lucro que alguns influenciadores têm, a gobierno quis uma fatia.
  • O sítio tem muitas áreas sem sombra, o que pode ser sufocante no calor local. Leve boné, chapéu, e capriche no protetor solar.
  • Tem café e restaurante no prédio principal, na entrada e próximo dos estacionamentos, que lotam rápido.

Como Chegar e horário de funcionamento

O sítio abre às 8h e fecha às 17h. Tem um espetáculo de luzes noturno, mas não sei se vale a pena.

A cidade mais próxima de Chichen Itza com melhor estrutura é Valladolid, a 46 km. De Cancun, são 200 km, e de Mérida 120. Mas vale muito a pena nem que seja num bate e volta, alugando carro ou numa excursão.

Se você tem interesse particular por pirâmides e ruínas, pode ficar frustrado num bate e volta, então considere se hospedar em Valladolid. Há muito boas opções no Booking.com.

Leia também: O que Fazer na Cidade do México durante conexão longa e como é seu aeroporto

templos em chichen itza
Templo das águias, com relevos de jaguar, águias e outras figuranas que não compreendi. E novamente a cabeça da serpente

Ingressos para Chichen Itza

O ingresso tipo sem filas ao sítio arqueológico Chichen Itza custa a partir de USD63 com a Tiqets, onde compro meus ingressos antes da viagem. Crianças de 3 a 11 anos pagam USD30. Até 24 horas da data do ingreso, você pode reagendar a visita, sem custo.

Tours e excursões

Nós optamos por um tour a partir de Cancun, com tudo incluído: transporte, guia, ingressos, almoço buffet, mergulho no Cenote Saamal e visita à cidade Valladolid. Vale super a pena pensando no custo: USD 69, e crianças de 3 a 11 pagam USD 34,50.

Se voce está em Playa del Carmen ou na Riviera Maya, também é possível comprar esse tour a Chichen Itza comercializado pela Tiqets.

Outros destinos para curtir feriados e datas especiais

Como não gosto muito de aglomeração e tenho flexibilidade para datas, evito viajar em feriados e datas especiais, que em geral têm custo mais elevado, também. Mas além do equinócio em Chichen Itza presenciei festas de 1o de maio em Cusco, 4 de julho nos Estados Unidos e festas da cerveja na Alemanha. Ainda gostaria de ver o Carnaval em Veneza e o Festival das lâmpadas na Tailândia, e quem sabe a floração das Cerejeiras no Japão? Por enquanto, só curti a Festa da Cerejeira de Campos do Jordão!

Este post é parte da blogagem coletiva do 8on8, cujo tema de fevereiro foi Feriados e datas especiais. Confira o que os blogs participantes compartilharam.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Gostei muito de aprender sobre Chichen Itza e sobre essa antiga civilização tão sábia. Lembrei ao ler o seu texto do vídeo que rolou recentemente de turista que escalaram a pirâmide e foram presos.

  2. Sempre me impressiono quando leio sobre essas antigas civilizações, tão desenvolvidas para a época! Os detalhes são surpreendentes, em especial esse espetáculo da serpente formada pela luz do sol. Deve ser uma experiência maravilhosa ver tudo isso de perto!

    1. Olha, foi mais engraçado do que qualquer outra coisa, tipo: mas é só isso? Acho que para os místicos deve ter um significado especial.

  3. Que delícia de post, aliás, como o tema gerou ideias e artigos tão díspares não é mesmo? Adoraria ver esse pequeno (grande) espectáculo do equinócio proporcionado pela luz do sol. Como era desenvolvida a civilização maia. E como era arriscado jogar futebol nessa altura, hahhaha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.