A trilha de Männlichen a Kleine Scheidegg, também conhecida como a “Panorama Trail”, é uma das caminhadas mais deslumbrantes da região de Jungfrau. Com cerca de 4,5 km de extensão, a trilha é predominantemente plana, tornando-a acessível até para iniciantes ou famílias com crianças. Mesmo quem não curte caminhadas vai adorar o percurso, pois estamos tão pertinho dos gigantes dos Alpes Suíços, que parece que conseguimos tocar o trio Eiger, Mönch e Jungfrau.
Além das montanhas, avistamos lá embaixo vales e vilarejos encantadores, como Grindelwald e Lauterbrunnen. É uma emoção reconhecer estes lugares tão queridos dali de cima! Em dias ensolarados, o céu azul cristalino contrasta com o branco das montanhas cobertas de neve, criando um cenário que parece saído de uma pintura. Fiz esta trilha no mês de setembro, então não havia tanta neve nos picos, mas isso não me deixou menos entusiasmada e completamente satisfeita.
Minha experiência na trilha Männlichen a Kleine Scheidegg
Aproveitei o domingo lindo de sol e a poucos passos do hotel em que me hospedei em Wengen (Hotel Schönegg) tomei a teleférico até Männlichen. Não consegui um lugar muito legal no teleférico para apreciar a vista, devia ter pagado uns poucos francos para ter a experiência de viajar no topo do teleférico, ao ar livre!
Mas quando chegamos à estação do teleférico Männlichen, ah, quanta beleza! Eu não sabia se corria fotografar as vacas, se seguia para a Royal Walk, se começava a trilha Männlichen a Kleine Scheidegg. Fiz um pouco de tudo rsrss, e depois de ir até o playground mais lindo do mundo, me organizei e voltei até o mirante em forma de coroa que é o Royal Walk.
Royal Walk
Da estação do teleférico Männlichen, caminhando à esquerda você encontrará a trilha até a Royal Walk, com elevação de pouco mais de 100 metros, e apenas 1 km de extensão. Não é difícil, mas também não achei tão fácil, confesso que fiquei meio cansada, talvez pela altitude ou grau de inclinação em poucos metros. Os pedriscos também tornam algumas partes escorregadias.
Pelo caminho, há alguns painéis educativos, com amostras de solo ou painéis de vidro com o relevo das montanhas do entorno, e alguns bancos para descansar ou apreciar a vista.
No topo, uma plataforma de madeira em forma de coroa oferece vista para o Vale de Lauterbrunnen e fotos em painéis mostram mais uma vez as montanhas do entorno. Se você curte montanhas da Suíça, como eu, vai ficar decorando e reconhecendo todas!
E bora começar a trilha Männlichen a Kleine Scheidegg, foi pra isso que fui!
Depois de ter fotografado as vacas lindas, que pareciam indiferentes aos turistas fazendo self junto a elas, segui a direção da trilha. Tão indiferentes que metade de minhas fotos elas estão com a cara voltada para o outro lado. rsrsrs. Por causa das vacas, ante de iniciar a trilha, logo após o playground, passamos por uma espécie de mata-burro, e então as simpáticas vaquinhas ficam para trás.
A trilha é bem fácil, quase toda plana, serpenteando a encosta da montanha. Não há sombra, então sob o sol de julho e agosto deve ser mais sofrível. Em alguns pontos, há bancos para descanso, mas estavam sempre ocupados. Em setembro, não havia muita flora para admirar, mas em algumas partes a vegetação de altitude estava colorida, talvez pela proximidade do outono.
Ao longo de toda a trilha, temos vistas constantes das montanhas Eiger, Mönch e Jungfrau. A visão muda conforme você caminha, tornando cada curva uma nova experiência visual. O paredão vertical que é a face Norte do Eiger impressiona e meu coração se enchia de um sentimento que nem sei explicar, só sei que era bom.
Depois de cerca de 4 km, chego ao abrigo de montanha e restaurante Grindelwaldblick, onde brindei à vida com um Aperol Spritz com vista. Um elemento interessante e fotogênico é o mirante de madeira que fica no deck do restaurante (foto abaixo).
Poucos metros depois, estou em Kleine Scheidegg, um importante ponto de conexão nos Alpes, e por isso bem movimentado. Como meu passe permitia seguir até a estação Eigergletscher, tomei o trem vazio no final de tarde. Quando desci, o tempo lá estava completamente fechado, e muito frio. A bateria do meu celular estava no fim, então entrei no hall do restaurante, achei uma tomada e me sentei no chão mesmo, para recarregar a bateria. Enquanto isso, música ao vivo rolava lá dentro, uma espécie de polca, eu acho.
Depois dessa mendicância, tomei a gôndola mais maravilhosa ever, em direção a Grindelwald. Assunto de outro post.
Roteiro Personalizado
Planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mulher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.
Dicas Práticas para a Trilha Männlichen a Kleine Scheidegg
Männlichen é uma montanha de 2.343 metros onde começa não só a trilha Männlichen a Kleine Scheidegg, mas muitas outras. É possível completá-la em 2 horas ou menos, dependendo de seu ritmo. Como parei para almoçar e fotografar, estourei esse tempo.
Durante o planejamento de minha viagem de 14 dias pela Suíça com foco em trilhas, li alguns blogs gringos, e um deles dizia ter feito o passeio Jungfraujoch pela manhã e a trilha na sequência, mas na direção Kleine Scheidegg a Männlichen. Isso porque a estação de trem que leva ao topo da montanha Jungfrau fica em Kleine Scheidegg. Mas esta não é a melhor direção, porque você caminharia de costas para as montanhas – e quem não quer ter uma vista delas o tempo todo?!
Como Chegar a Männlichen
Para chegar a Männlichen, há duas formas:
- De Wengen, pegue o teleférico Wengen-Männlichen Aerial Cableway.
- De Grindelwald, use o teleférico Grindelwald-Männlichen Gondola Cableway, que também oferece vistas espetaculares durante a subida.
Custo
O bilhete de ida de Wengen a Männlichen custa CHF 29 (dezembro/24). Como fiquei 1 semana na região, mas fui até Kandersteg, onde tem o lago Oeschiensensee (trecho não coberto pelo Jungfrau Travel Pass ou não totalmente pelo Swiss Travel Pass), comprei o Berner Oberland Pass, que na época incluía todos os meios de transporte e elevação desta região de Jungfrau e Grindelwald.
Leia Passes Regionais na Suíça para economizar e Swiss Travel Pass vale a pena? E assista ao vídeo com todas as dicas, inclusive passo a passo de como comprar o STP ainda no Brasil
Melhor época para a trilha Männlichen a Kleine Scheidegg
A melhor época para curtir esta trilha é entre junho e outubro, quando o caminho está livre de neve e os campos alpinos estão em plena floração, além da presença das vacas e da animação que é o verão na Suíça. Mas na temporada de neve também é possível caminhar por lá.
Vale a pena fazer a trilha Männlichen a Kleine Scheidegg?
Se você tem pouco tempo na Suíça, como a maior parte das pessoas, talvez não queira “perder” tempo numa trilha e dê preferência a cidades. Mas pense que fazer trilhas é mais do que uma atividade física na Suíça, é parte integrante da cultura deles. E se você procura uma experiência inesquecível nos Alpes Suíços, a trilha de Männlichen a Kleine Scheidegg é um convite para desacelerar e se perder na beleza das montanhas. Fácil, acessível e absolutamente deslumbrante, esta trilha oferece o equilíbrio perfeito entre aventura e relaxamento. Prepare suas botas de caminhada, respire o ar fresco alpino e embarque nessa jornada panorâmica que ficará gravada na sua memória – e no coração.
Outras Trilhas que fiz na Suíça
- Seealpsee: a primeira trilha na Suíça deixou marcas
- Trilha Panorâmica no Oeschinensee, na Suíça
- Schynige Platte: entre Interlaken e Lauterbrunnen, para todos
- A acessível trilha de Iseltwald a Giessbach pelas margens do Lago Brienz
- Fürenalp: a montanha-segredo da Suíça
- Randa e sua ponte suspensa, na Suíça