Cidades Românticas na Europa perfeitas para lua de mel

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Muitas questões na vida são subjetivas, mas você deve concordar comigo que quando estamos apaixonados (quase) qualquer lugar é romântico para momentos a dois. E vou além: talvez haja concordância sobre as cidades mais românticas da Europa.

Mas qual nossa concepção de lugares românticos? Vou explicar a minha pra justificar a lista que sugiro aqui. Cidades com rios limpos e navegáveis, pontes charmosas, arquitetura marcante, presença de flores e árvores, esculturas em praças, mesinhas ao ar livre, ruas para pedestres. Charme.

Há romantismo em cidades grandes e modernas, em praias tropicais, em resorts de inverno? Certamente, mas não são objeto deste post. Se sua lista for bem diferente da minha, terei prazer em saber, é só deixar nos comentários!

Tive que limitar a lista a 8 cidades, mas além das que coloquei em destaque, você vai encontrar ao longo do texto links para ler outros posts sobre cidades vizinhas para completar seu roteiro, se sobrar tempo.

Cidades românticas da Europa teve inspiração no tema deste mês do grupo 8on8, destinos para lua de mel. A cada mês publicamos, no dia 8, um post com 8 imagens sobre o mesmo tema, e cada uma contribui com suas experiências pessoais para levar a você as melhores dicas. Confiram suas ideias seguindo os links ao final deste texto.

1. Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Rothenburg é apenas uma das muitas cidades medievais restauradas no pós-guerra que ficam ao longo de um trecho conhecido como Rota Romântica Alemã, na Baviera.

Você vai pensar que está numa cidade cenográfica ao caminhar pelas ruas de pedras entre casas de telhados alpinos, fachadas enxaimel ou sobre o muro de defesa coberto que envolve o centro histórico. À noite, a cidade tem iluminação reduzida, o que deixa o clima ainda mais romântico.

Leia as dicas práticas para planejar sua viagem a Rothenburg em Rota Romântica da Alemanha: Rothenburg ob der Tauber

Outras cidades românticas na Alemanha

Ao Sul da rota romântica, ficam Fussen e Schwangau, cidadezinhas cuja estrela são o Castelo de Neuschwanstein e lagos e picos alpinos, ou seja, não dá pra ser mais romântico que isso!

Seguindo sentido norte, visite Augsburg, Donauworth e Dinkelsbuhl, se tiver tempo. Quase em Frankfurt fica a cidade de Wurzburg, maior mas não menos charmosa, principalmente no outono. Veja dicas de cada uma delas em Baviera e Rota Romântica, na página-índice Alemanha onde se encontram também os artigos sobre os castelos da Alemanha.

Fora da Rota Romântica, cidades que ainda não conheci, mas que estão nos planos, como Bamberg, Dresden, Nuremberg e Heidelberg.

A Rota Romântica é melhor aproveitada de carro, então confira os preços da Rentcars, com pagamento em reais e por isso livre de IOF. Não tivemos problemas pra dirigir por lá, apenas estanhamento inicial na sinalização, mas você não terá principalmente se ler Dirigindo na Alemanha: aluguel de carro, sinalização, estradas, combustível…

2. Budapeste, Hungria

Eu gostei tanto de Budapeste, achei a cidade tão linda que tenho um post cujo título é Budapeste ou Paris, qual é a mais bonita?, espero que só isso já te convença de que a capital da Hungria é muuuito romântica. Além disso, é bem mais barata que outras capitais européias.

Coisas românticas para fazer em Budapeste

  • caminhar pelas margens do rio Danúbio – qualquer hora do dia, mas ao entardecer é um espetáculo de cores em dias claros.
  • passear de barco no rio Danúbio (veja as opções aqui) no portal da Get your Guide.
  • fazer um picnic no Károlyi-kert
  • observar a Ponte das Correntes e o Parlamento húngaro a partir do terraço do Castelo de Budapeste
  • passar horas molhadas e quentinhas nas Thermas de Gellert ou de Szechenyi

Leia também 10 atrações gratuitas em Budapeste

Outras cidades românticas perto de Budapeste

Quem vai ao velho continente em geral não fica em apenas uma cidade, então sugiro outras cidades românticas da Europa relativamente próximas: Viena e Hallstatt, ambas na Áustria, e Bratislava, na Eslováquia.

3. Bruges, Bélgica

Bruges pontos turísticos

Visitei Bruges numa viagem de trem entre Paris e Amsterdã, valeu a esticada, que cidade graciosa e rica em história! Se eu tivesse apenas uma dica pra dar a respeito de Bruges seria: não fique apenas algumas horas, dedique 2 dias à cidade para senti-la e se apaixonar (por ela). Outras dicas estão no link acima.

Coisas românticas para fazer em Bruges

  • passear de bicicleta no parque que circunda a cidade
  • passear à noite pelas ruas medievais calçadas com pedras, com iluminação reduzida e destaque para os edifícios históricos
  • saborear mexilhões em algum restaurante com mesas exteriores
  • passear de barco em um dos canais
  • visitar os moinhos de vento da cidade

Outras cidades românticas perto de Bruges

Ghent (Gante) é muito parecida com Bruges, e fica a 30 minutos de trem. Lille, pertinho da fronteira, mas já na França, é uma opção para incluir no roteiro. Em 3 horas de trem a partir de Bruges, chega-se a Dinant ou a Amsterdam, na Holanda.

4. Praga, República Tcheca

Ah, a insustentável levebeleza de Praga! Que cidade incrível e para mim difícil de definir, mas não tenho dúvidas de que é uma das mais românticas! Fiz um relato de nossos 3 dias – chuvosos – em Praga em Oh, Praga, por que, por que?

Coisas românticas para fazer em Praga

  • passear e ver Praga a partir do Letna Park
  • fazer um cruzeiro pelo rio Moldava (veja o noturno, abaixo)
  • muita gente faz apesar da polêmica dos danos que pode causar às pontes. Mas em Praga tem uma grade em frente a um playground debaixo da ponte Ponte Carlos, em direção ao castelo, onde cadeados com as iniciais dos apaixonados são fixados – mas retirados pelo governo local.

5. Berna Suíça

Nem trens panorâmicos, foundies ou resorts de esqui – embora tudo isso seja muito romântico. Minha sugestão de cidade romântica suíça é Berna, a capital do país. Justifico a escolha porque a cidade tem um charmoso centro histórico, incontáveis fontes, um rio colorido que abraça a cidade e parques de onde você avista tudo isso.

Coisas românticas para fazer em Berna

  • observar a cidade a partir do Rosengarten
  • tomar um drink no terraço panorâmico da catedral
  • caminhar despretenciosamente pelas ruas do centro histórico

Outras cidades românticas perto de Berna

Na Suíça tudo é pertinho! A 30 minutos de Berna, você pode visitar Montreux e o castelo Chillon, e a cidade de Lausanne, ambas à beira do lago Leman – ou Genebra. Em 20 minutos de trem você chega a Tune, cidade lindinha, com castelo, pontes floridas, e de onde saem os passeios de barco pelo lago de mesmo nome – imperdível e romântico! Encontre as dicas de cada uma na página sobre a Suíça.

6. Veneza, Itália

Restaurante canal em Veneza

Desde criança, naquelas brincadeiras de menina, em que a gente bate palmas ou pula corda e tem que dizer onde quer passar a lua de mel (bem, confesso que sou feliz por minha filha não ter tido este tipo de brincadeira, mas foi assim que minha geração cresceu), Veneza era sempre minha resposta. Demorei décadas para conhecê-la e depois de 3 visitas ainda sou completamente apaixonada pela cidade, apesar de tudo. Ela vai te parecer mais romântica se você se afastar da Piazza San Marco e seu miolinho, fugindo das multidões para Dorsoduro, por exemplo. E à noite, a cidade é ainda mais bonita, então evite fazer bate-voltas e, se puder, escolha um hotel na ilha, não em Mestre.

Coisas românticas para fazer em Veneza

  • passeio de gôndola com serenata no entardecer – clichê? quem liga? Neste passeio, vão até 6 pessoas, mas se você quiser exclusividade, compre o número cheio de
  • passeio de barco até as ilhas de Murano, Torcello e Burano.
  • Assitir a um conserto de música erudita na igreja São Vidal. Eu fiz e aprovei! Garanta seu ingresso com a Tiqets
  • jantar à beira de um canal – mas coloque repelente se for verão

Outras cidades românticas perto de Veneza

As possibilidades são muitas, mas vou sugerir minhas favoritas: Verona e as cidades ao longo do Lago de Garda, como Limone sul Garda e Sirmione. Reserve 3 dias para Veneza e ao menos 1 noite em Verona. Para o Lago di Garda, em 3 dias dá pra conhecer um pouco de cada cidade.

7. Vale do Loire, França

Aqui eu trapaceei e em vez de escolher uma cidade, escolhi uma região. Este vale é famoso por seus castelos, mas casais que apreciam vinho ou passar horas sobre 2 rodas vão adorar o destino. Confira as dicas em Vale do Loire e seus castelos: nosso roteiro. Uma das cidades mais gostosinhas que conheci lá foi Amboise, onde nos hospedamos num casarão histórico aos pés do castelo.

Coisas românticas para fazer no Vale do Loire

  • picnics às beira do rio
  • alugar uma bike e percorrer as estradinhas entre os castelos
  • apreciar os vinhos da região nas caves cravadas nas rochas à beira das estradas
  • visitar ao menos estes castelos: Chambord, Chenonceau, Cheverny, Amboise, Charmont-sur-Loire

Outras cidades perto do Vale do Loire

Se você curte cidades maiores, visite Tours e Orleans e aproveite o caminho entre Paris e o Loire para conhecer a catedral de Chartres.

8. Estrasburgo, França

Estrasburgo é a capital de uma região francesa todinha romântica, a Alsácia, onde vilarejos medievais de casas enxaimel cresceram em torno de vinhedos e hoje recebem turistas para provar seus vinhos entre uma visita a suas lindas vilas.

Coisas românticas para fazer em Estrasburgo

  • caminhar pelas margens dos canais do rio Ill
  • atravessar algumas das 21 pontes ornamentadas com flores
  • curtir um dos bistrôs escondidos em praças também escondidas entre edifícios
  • fazer o passeio no Batorama, o barco turístico que navega pelos canais da cidade

Outras cidades românticas da Alsácia

Resista à tentação de visitar apenas Estrasburgo, já que fica a apenas 2h30 de trem de Paris. Dedique ao menos 5 dias para este roteiro pela Alsácia, e estique a viagem até o vilarejo preferido pelos franceses, Kaysersberg, e seus vizinhos Ribeauville, Riquewihr e Colmar. Leia os posts e me diga se não são cidades mais românticas da Europa!

Outra dica, caso você tenha mais que uma semana, é fácil incluir a Alsácia num roteiro pelo sul da Alemanha (como a Rota Romântica) ou pelo Norte da Suíça.

Outros destinos românticos perfeitos para lua de mel

Confira o que as blogueiras do 8on8 sugerem como destinos para lua de mel:

E se sua viagem for no Inverno?

Bem, Europa no inverno é sinônimo de frio, que pode ser até bastante conveniente num viagem de lua de mel, mas em algumas há chuvas, o que pode atrapalhar os passeios. Confira no link do blog Vamos por Aí cidades onde não chove nessa época.

Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

12 respostas

  1. Das cidades que citou, tive a oportunidade de ir com meu marido a Veneza. Foi mesmo uma experiência única e romântica! Bruges conheci em meus tempos de solteira e também acho muito romântica. Amei as dicas! Bjs!

  2. Rothenburg ob der Tauber é uma escolha linda para sua lista, mas confesso que de todas a que mais me encantou é Veneza. Uma cidade tão única, com uma alma tão própria que inspira romantismo. Quando visitei estava solteira e com uma amiga. Por motivos óbvios não andei de gôndula… rsrs Mas sonho muito em voltar lá com o meu marido para uma nova lua de mel. Lindíssimo post!

  3. Adorei esse post e vou consultá-lo sempre para preparar meus roteiros de viagem pela Europa. Adoro suas dicas. Não conheço nenhuma dessas cidades sugeridas. Por isso vou voltar mais vezes aqui para definir meu roteiros. São tantas sugestões que demorarei uma década para visitar todos esses lugares lindos. Obrigada, Márcia. Beijos

    1. Olha, acho que levei quase uma década, mesmo, pra conhecer todos estes destinos. Não tem que ter pressa, a gente não vai conseguir conhecer o mundo todo nesta vida, mas bem que eu gostaria, Cecília! Obrigada pela visita, bejios

  4. Oi Marcia, adorei essa seleção de cidades românticas na Europa! Algumas delas eu visitei e concordo contigo, são perfeitas para uma lua de mel.
    Entre as minhas preferidas estão Rotemburg e Brugges. Quero muito conhecer Berna e Budapeste. Acho que vou fazer esse convite para o meu marido. 😉

    Bjs, Mari

  5. Amei essa seleção….
    S2
    As cidadelas tipo Rothenburg ob der Tauber são apaixonantes. Arquitetura assim eu vi apenas em Zurique. No Vale do Loire tenho muita vontade em conhecer o Castelo de Chenonceau…. pela beleza e pela história
    😉

    1. Chenounceau é lindo, mesmo, e você tem razão, conhecendo um pouco a História a visita é outra! Quanto a Zurique, não a achei muito romântica, não, mas ao norte dela tem uma cidade lindinha: Schaffhausen, pode anotar pra fazer um bate-volta a partir de Zurique.

  6. Oi, Márcia, que seleção maravilhosa, como sempre você nos surpreendendo com dicas escolhidas a dedo.
    Conheço algumas delas, Budapeste, Bruges e Veneza, e posso garantir que realmente são destinos maravilhosos para uma Lua de Mel romântica e perfeita.
    Por isto mesmo que não tenho nenhuma dúvida de que as outras cidades são tão especiais quanto estas, adorei suas sugestões, que vontade de conhecer me deu aqui.
    Grande beijo, querida.

    1. oi, Gisele, fácil esta BC, com tantas opções de cidades românticas na Europa! Obrigada pela visita e quando for conhecer as outras, é só falar comigo que ajudo nas dicas. Bejios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.