Viajar à Suíça e não fazer ao menos uma excursão de montanha beira o desperdício. E quando tomamos um teleférico ou gôndola para alcançar o pico de uma montanha, seja para fazer trilhas ou para curtir o visual dos Alpes da Suíça, temos a opção de fazer uma refeição em restaurantes com vistas espetaculares! Neste artigo falo sobre os tradicionais abrigos e listo os restaurantes de montanha que visitei na Suíça.
Os restaurantes de montanha surgiram com os abrigos para quem cruzava os Alpes e necessitava passar a noite. Com o desenvolvimento do turismo de montanha, se tornaram hospedagem simples nas alturas durantes trilhas de percursos longos e abriram os restaurantes para quem está de passagem.
Muitos desses abrigos se modernizaram, e no século 21 oferecem restaurantes com vistas incríveis dos Alpes, mesmo para não hóspedes. Em geral ficam bem ao lado da estação de montanha do teleférico, transporte para aproveitar as incríveis vistas dos restaurantes de montanha da Suíça sem esforço. Outros precisam ser alcançados por trilhas.
Como funcionam os restaurantes de montanha na Suíça
Como disse um gerente de um dos restaurantes de um resort de esqui onde me hospedei, “quem faz trilha não bebe, gosto mais de quem esquia” (ele não sabia que eu estava fazendo trilha ehehe). Seja na alta temporada de verão ou inverno, em dias claros esses restaurantes de montanha na Suíça são disputadíssimos, principalmente nos finais de semana. Mas como alfinetou o funcionário, é no inverno que as pistas fervem e os bares e restaurantes lotam.
Veja algumas dicas sobre restaurantes de montanha na Suíça:
- em geral não é possível reservar mesas para famílias ou casais, apenas para grandes grupos, mas quando chegar à montanha pela manhã, talvez antes de uma trilha, pergunte a um atendente se eles fazem reservas
- é comum dividir mesas com outras pessoas, o que acho bem legal para iniciar uma conversa. muitos restaurantes de montanha na Suíça não têm serviço de mesa
- muitos restaurantes de montanha na Suíça não têm serviço de mesa. O cliente precisa pedir no balcão, pegar sua própria bebida das geladeiras e aguardar seu prato. Leva a bandeja com comida ao caixa, paga e procura um lugar à mesa. Depois de terminar, retira pratos e copos.
- não há obrigatoriedade de gorjetas em restaurantes de montanha na Suíça
- os preços são similares aos de restaurantes em cidades, mas nem sempre os pratos são tão saborosos, e as opções são reduzidas
- almoçar na Suíça é mais barato do que jantar, então uma boa opção é comer em um dos restaurantes de montanha da Suíça que sugiro aqui.
- mais barato é fazer piquenique. Em geral há bancos e até lenha e espaço para fazer churrasco em trilhas e à beira de lagos, mas é mais simples comprar um lanche pronto em um dos supermercados e levar na mochila. Este abaixo é do lago Trubsee, no Monte Titlis, em Engelberg:
- algumas montanhas – e restaurantes de montanha da Suíça – não são acessíveis por teleférico ou gôndola em temporada intermediária, isto é, antes e depois da temporada de inverno ou de verão (abril, novembro). Isso pode alterar todo seu roteiro ou trazer frustrações caso não haja uma boa pesquisa antes da viagem. Também é preciso entender quais estão após trilhas e quais são mais acessíveis. Por essas e outras eu presto consultoria e também desenho roteiros personalizados à Suíça. Envie um email com seus interesses para a viagem, tempo disponível e outras informações relevantes para mulhercasadaviaja@hotmail.com.
Estive em restaurantes de montanha na Alemanha, Itália, e Eslovênia, mas foi na Suíça que tive a chance de conhecer muitos deles. Um dos motivos é porque na Suíça as montanhas são um dos principais atrativos e porque adoro trilhas nos Alpes. Outro é pelas facilidades de transporte em trens, funiculares, teleféricos e gôndolas para alcançá-las – e pela gratuidade ou descontos para portadores de passes de trem ou hiking.
Sobre passes e trem, leia:
– Passes Regionais na Suíça para economizar
– Swiss Travel Pass vale a pena?
–Berner Oberland Pass: o melhor passe da Suíça?
– Trem na Suíça
Abaixo, seguem os restaurantes de montanha que visitei na Suíça. Alguns são mega turísticos, em outros claramente nos misturamos a suíços após seu passatempo maior: trilhas nos Alpes.
Restaurantes de montanha na Suíça: no cantão Appenzell
O Restaurante no penhasco em Ebenalp
Talvez o restaurante mais popular, pela localização inusitada: encravado na rocha de um penhasco! Tive o prazer de registrar meu momento (e a cerveja local com rótulo do lago logo abaixo) no Aescher, entre as trilhas do dia, como a do Seealpsee, o lago mais lindo do cantão de Appenzell.
Leia mais em Ebenalp, Suíça: o famoso restaurante Aescher no penhasco
Restaurante giratório em Horen Kasten
O clima não ajudou, o céu nublado, mas mesmo assim me sentei no restaurante giratório do Horen Kasten após uma trilha rapidinha. Tem serviço de mesa e é um pouco mais formal que os restaurantes de montanha na Suíça que conheci, mas tem mesas no terraço externo, também.
Encontre o post sobre a trilha que fiz em Hoher Kasten, o almoço no restaurante giratório e a vista que não vi, na página-índice Suíça
Restaurantes de montanha na Suíça: no cantão Berna
Birg e Schilthorn
Além do atrativo giratório e das vistas, o Piz Gloria mantém um acervo do filme 007 a Serviço de Sua Majestade, pois foi usado em algumas das cenas do filme do agente secreto mais famoso do cinema. Fica no topo da montanha Schilthorn, a 2.970 metros de altitude.
No nível abaixo, Birg (2.677 metros), o Bistro Birg oferece cardápio com saladas, pizza, massa. E em dias secos, um stand é montado no terraço para grelhar hambúrguer.
Atenção: um novo teleférico estava em construção na minha visita de 2023, e de meados de 2024 a março de 2025, o Piz Gloria estará fechado.
Leia também: Mürren, Suíça, e os picos Birg e Schilthorn, a montanha do 007
Schynige Platte
O passeio cujo marketing apelidou como Topo da Tradição Suíça envolve viagem no trem histórico de cremalheira que leva ao platô a 2.099 metros de altitude, com vistas deslumbrantes dos Alpes e vale de Lauterbrunnen, além dos lagos Thun e Brienz e da cidade de Interlaken depois de uma trilha razoavelmente fácil.
Para comer com vista no Schynige Platte, não é preciso dar mais do que alguns passos. Você pode escolher o self service ou no Bistro. Eu comi no self service e gastei CHF18,50 numa cerveja de 500 ml e num prato clássico de salsicha com fritas. Não sei se o restaurante com serviço a la carte é aberto a não hóspedes, mas pelo número de mesas disponíveis, acredito que sim.
Lago Oeschinen
Um pouco acima do nível do lindo Oeschienensee, aonde se chega após tomar gôndola e fazer breve trilha, o restaurante de montanha
Restaurantes de montanha na Suíça: no cantão Lucerna
Furenalp
Montanha conhecida por Pequena Patagônia, tem um restaurante bem ao lado da estação da pequena gôndola. São poucas mesas, é uma das montanhas da Suíça que os suíços parecem reservar só para eles. Fica em Engelberg, pertinho da vizinha mais popular, a Titlis. Confira a vista de um dia claro, no final de setembro, um dia depois de uma das primeiras nevascas do ano:
Leia também Furenalp: a montanha segredo da Suíça
Monte Titlis
O Monte Titlis tem várias opções de bares e restaurantes na base da montanha, no nível do lago Trubsee e no topo, que na minha visita em 2023 estava sendo ampliada para atender mais turistas, então muita coisa deve mudar para melhor. Abrem o ano todo, com exceção de alguns dias em novembro, quando há manutenção dos teleféricos.
Um deles, o Titlis Panorama, fica a 3.20 metros de altitude e serve massas dentre outros pratos internacionais, mas precisa de reserva para o serviço a la carte. Veja no site oficial do Titlis. No nível do Trubsee, na alta temporada de inverno há animados bares e lanchonetes après-ski, bares aconchegantes e informais.
Em minha última viagem à Suíça, me hospedei no Trübsee Alpine Lodge/Berghotel Trübsee, com sistema de meia pensão. Tanto o jantar quanto o café da manhã foram deliciosos, sem contar as vantagens de acordar já no alto da montanha!
Saiba mais em Monte Titlis, Suíça: mais do que neve o ano todo
Restaurantes de montanha na Suíça: no cantão Valais
Saas-Fee
Instalado em 3.500 metros acima do nível do mar, é o mais alto restaurante giratório do mundo! Serve 200 pessoas e abre de julho a abril.
Matterhorn Glacier Paradise
Mas o restaurante mais alto da Europa fica na bela Zermatt, a uma altitude de 3.883 metros. O sol é garantido mesmo em dias nublados, o que faz dele uma boa opção. Uma salada pequena sai por CHF 11 e o tradicional Rösti CHF14.
É a partir do Matterhorn Glacier Paradise que desde julho de 2023 você pode viajar sobre os Alpes, cruzando a fronteira Suíça-Itália a bordo de um teleférico, no Matterhorn Alpine Crossing.
Restaurantes de montanha na Suíça que abrem à noite
Stanserhorn – jantar a luz de velas no restaurante giratório com vista para o Lago dos 4 Cantões – ou lago Lucerna. É preciso fazer reservas e à noite abre de quinta a sábado, durante a temporada de verão (a partir de abril).
Hoher Kasten – no cantão de Appenzell, o restaurante giratório tem vistas lindas, pena que estava nublado no dia de minha visita.
Harder Kulm – o topo de Interlaken pode ser alcançado de funicular e o restaurante funciona diariamente também à noite, ótimo lugar para um fondue. Programe-se para o pôr do sol.
Leia sobre Harder Kulm aqui no Mulher Casada Viaja
Estes são apenas alguns dos restaurantes de montanha da Suíça. Já esteve em algum? Compartilhe sua experiência! Se precisar de ajuda para planejar seu roteiro e viagem pela Suíça, fale comigo:
Planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mulher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.