Viajar para a Europa sem multidões é perfeito, e outono na Alemanha é ótima escolha. Confira como é a viagem para lá nesta época, e inclua França e Áustria no roteiro para curtir o melhor da estação das cores e das festas
Clima ameno, menos turistas, preços mais gentis – e cores, muitas cores! Este é o outono na Europa e nos países mais ao norte do hemisfério Norte. As cores vêm da paisagem natural, nas folhas das árvores que todos os anos vivem o fenômeno chamado Fall Foliage, ficando amarelas, passando pelo laranja, vermelho até caírem, anunciando a chegada do inverno.
Bem, como estou na fase outonal da vida (acho que vou colorir os cabelos! rsrsrs), tem sido minha estação preferida para viajar. Já publiquei no Mulher Casada Viaja o Outono e o Fall Foliage em Nova Iorque, e compartilhei nossa viagem à Nova Inglaterra. Agora falo das vantagens de visitar a Alemanha entre setembro e outubro.
Quanto é outono na Europa?
Começo explicando, porque para algumas pessoas não é tão óbvio assim, principalmente porque no Brasil não temos estações definidas e muita gente nem se dá conta que estamos em uma estação ou outra. Quando é primaveraao Sul da linha do Equador (Austrália, metade inferior da África, e quase toda a América do Sul – terceira semana de setembro a terceira de dezembro), é outono na parte superior da linha (Europa, Japão, América do Norte, etc) e vice-versa. Quando aqui é verão, lá é inverno. As estações começam e terminam no mesmo dia nos dois hemisférios, apenas invertem-se devido à posição da Terra em relação ao Sol.
EM QUE MÊS VIAJAR PARA A ALEMANHA NO OUTONO
No início do outono o clima ainda é bem legal, com temperaturas agradáveis (um casaquinho leve) e dias não tão curtos (escurece por volta das 18, algo a que estamos habituados no Brasil). Em outubro pode começar a chover mais e em novembro até uma neve pode cair em alguns lugares. Peguei neve em montanha acima de 3 mil metros, na primeira semana do outono, na Suíça, e também em Salzburgo. Mais um bom motivo para viajar à Europa no Outono.
Assim como a neve, se você vai à Europa em busca das cores do Outono, entenda que vários fatores influenciam, além da cidade e altitude, como calor, chuvas e outros elementos naturais.
TEMPERATURA MÉDIA NO OUTONO NA ALEMANHA
Em Munique, capital da Baviera, no Sul da Alemanha, a temperatura média histórica gira em torno dos 15ºC no fim de setembro e 4ºC no final de outubro.
ALEMANHA NO OUTONO
Estivemos nas regiões Baviera e Baden-Württemberg, no Sul da Alemanha, mas Berlim, ao Norte, também tem sua cota de ouro nas folhas das árvores.
Na primeira semana de outubro de 2017, as árvores na região de Fussen-Schwangau, onde fica o Castelo Neuschwanstein, aquele da Cinderela, já estavam bem coloridas.
Mas foi a poucos quilômetros dali, em Garmisch-Partenkirchen, que eu fiz um selfeet que é dos meus favoritos (primeira semana de outubro):
Em Ettal, onde fica o Palácio de Linderhof, os jardins mostravam os efeitos do fall foliage.
Leia sobre os Castelos, Palácios e Fortalezas da Alemanha que visitamos
O Lagos Konigssee em Berchtesgaden, no dia 7 de outubro de 2017:
Em Munique, 8 de outubro, o Englischer Garten, o Ibira deles, tinha algumas folhas acobreadas pelo chão, mas não achei as árvores coloridas, veja por si mesmo:
Na região de Baden-Württemberg, visitamos Stuttgart, que tinha as colinas coloridas de amarelo, e dois castelos, o Lichtenstein e o Hohenzollern, também no início de outubro. E uma surpresa: no Hohenzollern estava tendo uma festa com música clássica ao vivo, doces grátis, locais vestidos como na era medieval, visita a partes do castelo que só abrem em ocasiões especiais. Clique nos links acima para saber tudo sobre estes castelos saídos de contos de fada.
As cidades ao longo da Rota Romântica, na última semana de setembro ainda não apresentavam sinal da (des)colorização das folhas, com exceção de Wurzburg, mais ao Norte.
Saiba que cidades visitar na Rota Romântica Alemã
FERIADOS E FESTAS NA ALEMANHA DURANTE O OUTONO
Dia 3 de outubro, o dia da Unidade Alemã. Em 31 de outubro tem a Festa da Reforma, e 1° de novembro o Dia de Todos os Santos.
Além de todos os motivos para visitar a Alemanha – culturais, históricos, os castelos e palácios, os Alpes e lagos, ainda temos as festas, que durante o outono estão a todo vapor!
A Oktoberfest é nossa maior conhecida, porque brasileiro adora uma cerveja e por causa da festa na nossa Blumenau, mas várias cidades têm festas do vinho, porque as regiões ao Sul da Alemanha possuem muitas vinícolas. Além disso, há a tradição do Halloween.
Lojas, casas, e até altar de igrejas apresentam decoração de outono: abóboras, feno, algumas flores, fica tudo muito charmoso.
Leia sobre a Oktoberfest de Stuttgart e
Roteiro de 3 dias em Viena com direito à Festa da Cerveja de Viena
PAÍSES VIZINHOS DA ALEMANHA NO OUTONO
Muitas vezes, em vez de conhecer um país de Norte a Sul ou Leste a Oeste, vale a pena se concentrar em uma região e visitar países vizinhos. É o caso do sul da Alemanha, que faz fronteira com França a Oeste, Suíça e Áustria ao Sul, e República Tcheca a Leste.
Veja nosso roteiro de 14 dias pela Alemanha (Baviera), Áusrtia (Tirol) e França (Alsácia)
FRANÇA NO OUTONO
A região francesa da Alsácia fica a Oeste de Baden-Württemberg, então se você tiver tempo é uma boa opção incluí-la no roteiro pelo Sul da Alemanha, porque além de toda influência germânica na arquitetura e culinária, é uma região vinícola, com vilarejos medievais bem preservados e uma capital, Estrasburgo, que é das cidades mais lindas da França.
Outra região muito agradável para se visitar no Outono é o Vale do Loire. Estivemos lá durante a primavera, outra época boa.
SUÍÇA NO OUTONO
Como eu disse, peguei apenas a primeira semana de outono da Suíça, de um ano particularmente quente por causa do el Niño. Mesmo assim, curti neve no topo do Monte Titlis, que tem mais de 3 mil metros de altitude.
REPÚBLICA TCHECA NO OUTONO
A Leste da Baviera fica a República Tcheca, cuja capital Praga figura entre as mais bonitas da Europa – e no outono a colina onde fica o Castelo e as margens do rio Moldava se enchem de cores.
ÁUSTRIA NO OUTONO
Como eu disse, Viena também tem sua Oktoberfest e no mesmo parque de diversões, o Prater, uma festa de Halloween que agrada principalmente as crianças também rola durante o outono. As árvores dos muitos parques da cidade passam pela transformação das cores do verde para o amarelo e alaranjado para o bronze, mas quando estivemos lá no final de um setembro só algumas folhas começavam a amarelar, mas dá um google em imagens e veja que espetáculo durante o pico!
Mas foi no Tirol, fronteira com a Alemanha, que vi as cores do outono quando atravessei a ponte Highline 179 num bate-volta de Fussen, ‘morri’ de amores pelo lago Plansee (entre Fussen e o Linderhof) e curti o sossego (depois das 16h) de Hallstatt, a Vila Encantada da Áustria.
OUTONO É A MELHOR ÉPOCA PARA IR À ALEMANHA?
Considerando custo+clima+festas, eu diria que sim, embora qualquer mês entre abril e outubro seja bom. Escolhi o outono, primeiro pelos preços mais baixos do que no verão (gostaria muito de ir nessa época, para curtir mais os biergartens), segundo por causa dos festivais de cerveja – e de vinho, mas estes acontecem em outras épocas também – (apesar de festas elevarem os preços) e terceiro porque eu adoro o Outono. Então muitas vezes é uma escolha muito pessoal, afinal.
Espero ter ajudado você que está em dúvida se viajar à Alemanha no outono é a melhor época para conhecer o sul do país. Qualquer coisa, terei prazer em ajudar. Abraços!
Como este post faz parte de uma Blogagem Coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, confira o que outros blogueiros escreveram sobre o tema Estações do Ano:
- Destinos Por Onde Andei… – Inverno no Chile: um dia em Embalse el Yeso
- Atravessar Fronteiras – Brasília nas 4 estações
- Viaje na Web – Viajando para Nova York no outono
- Turista FullTime – Outono na Holanda: como se preparar para a sua viagem?
- Let’s Fly Away – Viagem pela sakura no Japão
- Cantinho da Ná – Inverno e verão nos Estados Unidos
- Trpping Unicorn – Montreal no Inverno
Respostas de 12
Para mim, o outono é a estação mais bonita do ano, e em novembro estarei partindo para morar em Toronto, Canadá, onde poderei aproveitar muito desta estação por um mês inteirinho só para mim. Farei muitos selfeets para postar no meu perfil no Instagram e no blog. Amei suas fotos e destinos de outono. Parabéns, lindo post!
Gisele, que delícia! Acabei de voltar de Alberta e até chorei no portão de embarque. Que país maravilhoso, que pessoas gentis e educadas. Vou querer acompanhar você, sim! Já curti umas fotos pro IG te deixar visível pra mim. Boa sorte, espero que seja muito feliz lá!
Adorei o post e as fotos, sensacionais. Concordo com você, Outono é um dos meses mais bacanas para conhecer a Europa. Mas tem que chegar cedo, antes das folhas caírem… ?
Com certeza, Patti, final de verao ou comecinho de outono.
Fomos à Alemanha em outubro, conhecemos Berlim e Hamburgo, gostamos muito do visual. Pegamos uma chuva fraca em Berlim, dias frios pra nós que moramos no Nordeste do Brasil mas fomos preparados e isso não incomodou. Em Hamburgo oxidas estavam ensolarados e as árvores maravilhosas com o colorido da estação.
Adoro friozinho com dias claros de sol – e se tiver árvores coloridas, melhor ainda!
Adoro o Outono e as suas cores. Mas, na verdade, viajo muito pouco nessa altura do ano, porque coincide com o regresso às aulas das crianças e as nossas preocupações são encomendar livros, encapar livros, comprar roupa para o novo ano letivo, escolher atividades extracurriculares e mais um milhão de pequenas coisas que só uma mãe entende…
Sabe outra coisa que adoro, para além das cores das folhas? Castanhas assadas. Ainda não comi este ano!
Já passei muito por isso, não poder viajar fora de janeiro e julho, mas agora, com filha grandinha, viajamos a dois e por isso para mim o Outono é novidade.
Quanto às castanhas, fiquei num hotel em Augsburg que tinha no pátio uma castanheira linda. Apanhei algumas e perguntei à recepcionista, mas ela disse que aquelas não eram comestíveis. Aqui no Brasil, comemos pinhão, fruto da Araucária, no inverno. Castanhas de caju e do Brasil/Pará, com cervejinha, o ano todo!