Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas te convido a parar agora e responder: quando você pensa em uma cidade, alguma cor vem à sua mente? Você concorda que o cinza lembra Londres e que o azul lembra os telhados de Santorini sobre o branco Omo das fachadas? Venha comigo nesta viagem pelas cores das cidades e lugares pelo mundo e faça também sua lista. Vou adorar saber dela, então deixe nos comentários.
Fico aqui pensando se a associação que fazemos de uma cidade a uma cor tem a ver com a experiência que tivemos nela. Paris, por exemplo, é de um tom meio amarelado-cinzento, mas para mim sua cor sempre será rosa. Explico: minha primeira e inesquecível e perfeita viagem a Paris aconteceu num Abril, início de primavera, quando as cerejeiras estão em flor. Londres é cinzenta, mas caixas de correio, cabines telefônicas e ônibus, todos vermelhos, são ícones tão marcantes que esta é a cor que lhe atribuo.
O tema cores foi o escolhido neste mês entre as blogueiras do Projeto Fotográfico 8on8, cujos links você encontrará no final desta publicação.
As cidades cujos nomes estão sublinhados são links clicáveis que levam a posts aqui do blog, então aproveite pois podem servir de inspiração para suas próprias aventuras.
Azul traz recordações de…
Azul do mar caribenho, como a primeira que vi, em Cancun, ou aquele que você não tem certeza se é azul ou verde, como em Key West. Algumas cidades têm um azul óbvio, como Chefchaouen, a Cidade Azul de Marrocos para onde ainda quero ir, ou Jodhpur, na Índia. Mas sem dúvida alguma o azul mais incrível que meus olhos tiveram o prazer de avistar foi do lago Peyto, nas Montanhas Rochosas Canadenses. Ou teria sido o azul na geleira Perito Moreno?
Tons Terrosos são a cara de…
Casas de brownstone nas cidades do Nordeste americano (Nova Iorque, Boston), as charmosas construções de Amsterdã, ou cidades inteiras do Norte da África e Oriente médio, os tons terrosos só estão presentes nas paredes e muros de casas e fortalezas graças à matéria-prima: terra. E terra e areia são onipresentes no deserto do Atacama.
Cinza me lembra…
Quem ama montanhas como eu, não poderia deixar a cor cinza de fora de uma seleção como esta, representada pelas formações magníficas de Torres del Paine (Chile), as montanhas alpinas de Berchesgaden (Alemanha) e as Rochosas no Canadá, mas certamente a região das Dolomitas na Itália são minha última e duradoura paixão.♥
Branco remete a…
Ainda não risquei da minha must see list as casinhas brancas da Puglia (Itália) ou da Andaluzia (Espanha), então o branco me leva à primeira vez em que vi neve, em Bariloche (Argentina).
Dourado me leva para…
Dourado do por do sol foi a primeira coisa que você lembrou se teve a chance de parar e pensar antes de ler este parágrafo, aposto! Mas escolhi o dourado obra humana, presente em palácios e templos de fé, como a Sinagoga de Praga, a barroca de São Francisco em Salvador, e a basílica San Marco em Veneza, mas tem uma lindinha, também de pastilhas douradas, a S. Maria Trastevere em Roma, que é de doer o coração. E o melhor, não tem multidões de turistas e você se sente num templo de verdade.
Vermelho me transporta a…
Vermelho me transporta aos campos da Europa na primavera forrados de papoulas – ou qualquer cantinho, pois já vi crescerem até em terra acumulada em calhas. Mas o vermelho também remete aos celeiros no interior dos Estados Unidos e Canadá, e no outono o contraste com os campos amarelos só os torna mais aparecidos. Este é de algum lugar entre Los Angeles e o Parque Nacional Yosemite, na Califórnia.
Verde. Necessário verde…
Várias lembranças vêm à mente ao pensar no verde, como nossa linda Mata atlântica, os campos primaveris em Alpe di Siusi, nos Alpes italianos, ou o verde do Emerald Lake nas Montanhas Rochosas Canadenses, mas o verde onipresente de Machu Picchu foi eleito para representar a cor aqui não só pelo impacto que causa ao olhar ao redor do alto da cidade inca, mas pela importância que teve para que a cidade permanecesse escondida por séculos.
Tudo Junto e Misturado
Cinque Terre e Burano na Itália, Valparaíso no Chile, Copenhague na Dinamarca, Bo-Kaap na Cidade do Cabo, La Boca em Buenos Aires. A lista de cidades ou bairros multicoloridos é grande, mas deixo aqui uma verde-amarelo, o Pelourinho em Salvador.
Confira agora as cores segundo o olhar das demais blogueiras do 8on8 que participaram este mês:
- Let’s Fly Away: Viajando pelas Cores do Mundo
- Quarto de Viagem: As Cores de Los Angeles
- Turistando.in: Berlim em 8 cores
Respostas de 5
Adorei as cores de cada lugar e, principalmente, de ideias que fogem do lugar comum, como o vermelho dos celeiros. As fotos estão lindas (amei o anjo de neve rsrs).
Têm lugares que realmente uma cor predomina seja na paisagem ou na nossa lembrança, adorei ler e descobrir o que cada cor traz na sua memória, confesso que adoro lugares coloridos esse tudo junto e misturado.
Apaixonada por este arco-iris lindo que você desfilou neste texto!!! Estou ainda encantada com as imagens! Muito amor por seu [8 on 8]!
Assim como você, sempre que penso em uma cidade, eu também a associo a cores. Cada uma delas para mim tem uma tonalidade predominante, que a enche de personalidade! Estou tão deliciada com este texto que estou desejando ver de perto algumas (muitas) dessas cores! bjs
Muito interessante.
Desde criança associo com uma cor:
Bauru associo ao branco
São Paulo ao vermelho
Belo Horizonte ao verde claro
Rio de Janeiro – verde pouco mais escuro
Vitória – vermelho
Goias – Verde
Salvador Cinza e assim por diante. meu e-mail é dinizhome@consesp.com.br, caso queiram falar a respeito.
Que interessante! Só não entendi porque você atribuiu estas cores às cidades.