Trümmelbach e outras 7 cachoeiras na Suíça

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

atualizado em março de 2024

Quanto mais eu aprendo sobre esse país, mais impressionada fico com suas belezas naturais, e suas facilidades de acesso. Porque na Suíça um vale não é apenas um vale, uma montanha não é apenas uma montanha, e uma cachoeira talvez não seja apenas uma cachoeira. Muitos países têm natureza espetacular e talvez até mais cachoeiras que a Suíça é o país em que pontes, túneis, funiculares, trens de cremalheira chegam a todo canto e altitude, propiciando acesso a lugares remotos e inimagináveis, como a cachoeira Trümmelbach, no Vale de Lauterbrunnen.

Veja neste post como é a visita à Trümmelbach, uma série de 10 cachoeiras dentro da montanha!

Trümmelbach cachoeira na Suíça
O Vale de Lauterbrunnen visto da parte externa do conjunto de cachoeiras Trümmelbach

Trümmelbach

Trümmelbach cachoeira na Suíça
entrada na montanha

A sensação é de estar adentrando numa mina. O funicular escavado na montanha rochosa em 1913 com ares industriais, a iluminação artificial reduzida, a umidade alta e escadinhas são responsáveis pela impressão, mas também por permitir que meros turistas presenciem o espetáculo da natureza que é esta cachoeira na Suíça. Estas, na verdade, já que são 10, e apenas 1 delas é externa.

Depois da viagem ao centro da terra montanha dentro do funicular que percorre 105 metros, chegamos entre o nível 6 e 7, como mostra a placa na foto acima. Dali em diante, caminhamos por passarelas estreitas, até o nível 10, intermediadas por trechos fechados e abertos ou com alguma abertura de luz natural. Quem tem claustrofobia pode não curtir muito. São 400 metros de galerias, 5 túneis e 30 metros de pontes, tudo construído de maneira a causar o menor impacto possível no meio natural.

Se você não quiser tomar o funicular, pode subir pelas escadas, mas sugiro que use as escadas para descer, assim terá provado um pouco dos dois caminhos.

Cuidado especial se estiver com crianças, alguns trechos são escorregadios e o guarda-corpo pode ser um convite para os pequenos escalarem…

cachoeira na Suíça

Nós brasileiros estamos habituados a ‘entrar’ em cachoeiras, mas você já deve ter percebido que visitar a Trümmelbach é uma experiência contemplativa. Entretanto, não deixa de ser emocionante: a força da natureza expressa nos relevos das paredes, no barulho provocado pelas águas, na força das quedas que gera spray gelado e às vezes chega até a gente.

A Trümmelbach em imagens

Sou uma pessoa das letras e palavras escritas, e não costumo fazer muitos vídeos. Mas o Mulher Casada Viaja tem alguns vídeos no YouTube. Que tal dar uma forcinha e se inscrever lá, depois dar um like no vídeo? É grátis e indolor e pro criador de conteúdo faz uma diferença enorme. Obrigada!

Onde na Suíça fica a cachoeira Trümmelbach

Nomeadas Trümmelbach (trummel = tambor, bach = riacho – ando aprendendo juntar palavras pra entender alemão), este conjunto de cachoeiras fica num destino popular da Suíça, o Vale de Lauterbrunnen, na parte mais linda do país na minha opinião, Bernese Oberland, no cantão de Berna. 

Essa região de Jungfrau é patrimônio da Unesco, onde as estrelas são os picos Jungfrau (4.158 m), Mönch (4099 m) e Eiger (3.970 m). São 24 km2 de geleiras neste conjunto de montanhas e são delas que se originam as cachoeiras Trümmelbach.

Mas como você sabe, as geleiras estão derretendo, então vá logo!

Eu avistei esses picos a partir da montanha a oeste do vale de Lauterbrunnen, onde fica a idílica Mürren, a partir de onde cheguei a Birg e Schilthorn. Muita gente prefere visitar o pico de Jungfrau, do outro lado do vale de Lauterbrunnen, mas eu tinha lido que a maior parte da viagem até lá se faz dentro de túneis, enquanto no pico Schilthorn as vistas são incríveis, veja por si mesmo:

Como chegar a Trümmelbach

de trem – A estação de conexão é Interlaken Ost, onde você toma o trem em direção a Lauterbrunnen. São 20 minutos de viagem. Veja horários e preços no site da SBB, a companhia federal de trens suíços. E não se esqueça de baixar o app deles, será seu melhor amigo durante uma viagem de transporte público!

Da estação de trem de Lauterbrunnen, pegue o ônibus 141 para Stechelberg, leva uns 10 minutos. Desça no ponto Trümmelbach. Os ônibus costumam sair assim que chega o trem, então não demore na estação. Todos os ônibus têm monitores eletrônicos que sinalizam as paradas, nem precisa tentar falar com motorista ehehe.

Se for de carro, de Lauterbrunnen até as cachoeiras são apenas 3 km. Estacionamento gratuito.

Espero que você tenha tempo e faça o trajeto a pé pelo vale de Lauterbrunnen, que foi o que fiz no dia anterior. Levei cerca de uma hora, mas fui parando e fotografando as muitas cachoeiras, o ruidoso riozinho que corre no vale, os animais das pequenas fazendinhas, o tempo parou por ali e isso é muito prazeroso.

a delicadeza expressa numa caneca em uma fonte de água potável

Quando visitar Trümmelbach

Como a Trümmelbach é uma atração natural, sua abertura depende das condições climáticas, mas em geral abre de início de abril a novembro, das 9h às 17h. No alto verão (julho e agosto), das 8h30 às 18h.

Eu fui no verão, na primeira quinzena de julho. Confira o roteiro de 14 dias na Suíça.

Trümmelbach cachoeira na Suíça

Mais dicas para visitar Trümmelbach 

  • Mesmo no verão, vista uma jaqueta quente e impermeável. Eu usei até um gorrinho e queria ter levado luvas. A umidade potencializa o frio no interior da montanha.
  • Chegue cedo. Eu fui a primeira – e única no funicular. Ao final da visita, os grupos começaram a chegar.
  • É bem difícil fotografar as cachoeiras, caminhamos por passarelas estreitas em túneis também estreitos formados pela força das águas. Prefira lentes wide.
  • O estacionamento em frente às cachoeiras é grátis, algo raro na Suíça.
  • Tem um pequeno café no local.
  • Reserve entre 1 hora ou 1h30 para a visita, que varia em função de filas para o funicular ou para sua observação.
  • Adultos pagam CHF14 e crianças CHF6 para conhecer a Trümmelbach. Não há gratuidade para portadores de passes, como o Swiss Travel Pass.

Enfim, visitar a cachoeira Trümmelbach na Suíça é uma experiência diferente, uma mistura de cannyon, caverna e quedas d’água.

Outras Cachoeiras na Suíça

Este post fala mais especificamente da Trümmelbach, mas tem muitas outras cachoeiras na Suíça e aproveito para deixar algumas sugestões:

Staubbach, a cachoeira mais fotografada da Suíça

Não é à toa que esta parte tão especial da Suíça tem o nome de Lauterbrunnen (=vale das fontes/cachoeiras). A Staubbach talvez seja a mais famosa, pela proximidade com a estação de trem, sendo facilmente acessível a turistas que passam por Lauterbrunnen com pressa. Eu tive a sorte de ficar numa pousadinha com quarto com vista para ela, mal consegui dormir de emoção. E à noite ela fica iluminada, uma das coisas que se perde ao fazer bate-volta.

É possível vê-la do vale ou pegar uma trilha curtinha montanha adentro e ficar por trás do spray de suas águas. Entrada gratuita. Olha eu lá:

Staubbach, a cachoeira mais famosa do Vale de Lauterbrunnen

Mürrenbach

Uma das muitas cachoeiras do vale de Lauterbrunnen, a Mürrenbach  fica em frente à Trümmelbach, no lado oeste do vale (direito). Tem 417 metros de altura e é a cachoeira mais alta da Suíça.

cachoeira na Suíça
a Mürrenbach em julho, com volume de água bem reduzido, vista do teleférico para Mürren

As Cataratas do Reno

Como eu contei no post As Catarata do rio Reno, chamá-las de cataratas é um tanto exagerado, mas é uma cachoeira muito visitada na Suíça, e como ficam numa região com duas cidades lindas, eu indico ir. Dá pra conhecê-las num bate-volta de Zurique, junto com Schaffhausen e Stein-am-Rhein.

Giessbach, uma cachoeira da Suíça bastante acessível

Conheci esta popular cachoeira na Suíça depois de uma trilha a partir de Iseltwald, à beira do labo Brienz, onde a Giessbach deságua. Mas você pode chegar confortavelmente de carro ou barco.

A Giessbach é na verdade uma sucessão de quedas e podemos caminhar por pontes e passarelas. O café do hotel local é aberto a não hóspedes e uma cerveja foi meu premio após a trilha! Em setembro o volume estava baixo, mas na primavera é um espetáculo!

Staüber, a cachoeira da Suíça ainda por ser descoberta

Eu já vi várias imagens desta cachoeira na Suíça no instagram, mas não me lembrava seu nome e deu um pouco de trabalho para encontar a Stäubifall/Staüber para compartilhar aqui. Não é uma cachoeira com fácil acesso, principalmente de transporte público, você verá no vídeo abaixo:

Berglistüber

A 31 km da Staüber, fica uma das cachoeiras mais lindas da Suíça, Berglistüber, uma queda de 1.200 metros divididas em 3 estágios. A única foto sem direitos autorais que consegui não é das melhores, vou ter que ir conferir e fotografá-la ehehe.

Wikimedia Commons

Seerenbach

Esta cachoeira que despenca por quase 600 metros e deságua no lago Wallen. Estava na minha lista da viagem à Suíça em 2024, quando me hospedei em Appenzell e pretendia fazer a trilha do lago Walensee 

Wikimedia Commons

Há muitas outras cachoeiras na Suíça, mas selecionei as mais bonitas para você incluir em sua viagem a esse país lindo, seguro, prático, mas infelizmente caro.

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 10

  1. Que experiência incrível nessas cachoeiras da Suça, Marcia! Parece mesmo ser bem diferente de visitar cachoeiras no Brasil, onde tudo é mais “selvagem” – é aquela história, não basta ter as belezas naturais, é preciso dar meios para que os turistas as conheçam com segurança…

    1. Pois é, Cíntia, Trummelbach é bem organizada, mas sabe que achei a Suíça bem desencanada em relação à segurança em lugares naturais? Tem muitos cheios de riscos que deixariam qualquer advogado americano louco pra ganhar uma graninha.

  2. Que a Suíça foi privilegiada pela natureza isso não tinha dúvidas, mas sinceramente nunca havia visto o país como um destino onde poderíamos encontrar tantas cachoeiras. Adorei me inteirar sobre isso, vou incluir algumas cachoeiras em meu roteiro com certeza.

  3. Você está uma verdadeira especialista na Suíça, Márcia. Não tinha ouvido falar desse Trümmelbach, mas é um passeio muito interessante, por ser diferente das restantes cachoeiras. Os suíços sabem como é bom sair de casa e aproveitar a natureza com cuidado e respeito

    1. Quem me dera ser especialista em Suíça, Ruthia, mas confesso que tenho aprendido muito a cada post que faço, pois descubro ‘vizinhos’ de lugares que conheci. Além disso, sonho em voltar, então já tenho uma lista de lugares que não pude visitar na primeira vez.

  4. Acho que nem sabia da cachoeira Trümmelbach, mas agora definitivamente está no meu roteiro pela Suíça! rs Não curto entrar em cachoeiras pela água gelada e tals, mas se não tiver que entrar, tudo bem hehehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.