Sim, meu caro e minha cara, mais um ano chega ao fim e nesta época entre lista de presentes, confraternizações e últimas obrigações do ano é importante encontrar um momento de introspecção para fazer um balanço de como fomos nós durante o ano. Fazer isso pensando nas viagens que tivemos é prazeroso, assim como compartilhar minhas lembranças e dicas aqui no blog.
Mas além de take a trip down memory lane, este post é importante porque reúne links da maioria dos posts que publiquei ao longo do ano, que podem servir de inspiração para suas futuras viagens. Sei que a expectativa econômica não é de grandes melhoras para 2016, o que pode dificultar os planos de viajar principalmente ao exterior, mas calma. Algumas viagens que fiz este ano estavam na lista de desejo há pelo menos 20 anos. Espero que você não precise aguardar tanto tempo assim!
2015 foi muito especial considerando viagens pois foi o ano em que mais viajei na minha vida: foram 8 novos destinos internacionais e 6 repetecos. Eu já tinha conhecido mais que 8 destinos em uma só viagem, mas hoje acho mais proveitoso fazer várias viagens de 10 a 15 dias do que permanecer 30 dias viajando. Sabedoria? Não, peso da idade, mesmo. A gente se cansa, fisicamente se o destino for Natureza, fazendo trilhas, por exemplo, e mentalmente se o destino for uma cidade com turistas saindo pelo ladrão, como Veneza ou Praga. Não é o ideal, mas é o que cabe na minha vida.
Janeiro
Como eu passei a virada do ano e as primeiras semanas do ano na Riviera de São Lourenço, aproveitei para escrever sobre essa bolha de tranquilidade, segurança e funcionalidade em Bertioga, no litoral de SP.
Ainda em Janeiro, conhecemos um destino que estava há muito tempo nos meus sonhos: visitar o Sul da Patagônia. Como era um sonho, não precisei de justificativas para ir até lá, mas se você precisar, leia 10 Desculpas para ir ao Sul da Patagônia.
Conhecer Torres del Paine, o Parque Nacional no Sul do Chile, um dos lugares mais lindos do mundo na minha opinião, não apenas pelo relevo e dramaticidade de suas montanhas, mas ao isolamento, onde se sentem as forças da Natureza, mas que oferece opções de conforto também. E quando você realiza um sonho, não para de falar nele! Escrevi vários posts sobre TdP: um guia completo planejar sua viagem, listei hotéis, refúgios e campings dentro do parque, tentei descrever a emoção de fazer uma perna da trilha W, no post Torres del Paine: Sangue, Suor e Beleza. Também tem o roteiro de dois dias em Torres del Paine: Hipnotizantes e contei como ir de El Calafate a Torres del Paine em carro alugado.
El Calafate é daqueles lugares imperdíveis no Sul da Patagônia principalmente por causa da impressionante geleira Perito Moreno. Dei dicas de hospedagem em El Calafate, contei como foi Caminhar sobre a Geleira e escrevi um guia para você planejar sua viagem até lá em El Calafate, aquela da Perito Moreno. Mas El Calafate não é só Perito Moreno e neste post tem Dicas do que Fazer por lá.
Maio
4 meses depois e eu já estava surtando, precisando viajar. Nada mal visitar a Europa na primavera e tive o prazer de rever a Itália. Visitamos Veneza, Florença e Roma. Se estiver indo a Veneza, não deixe de ler o Guia para Planejar sua Viagem, sugestões de Como Chegar a Veneza e Dicas de o que não Fazer por lá. Sempre me intriguei com a construção de Veneza e acabei escrevendo um post sobre o assunto: O que Há por Baixo de Veneza? Por fim, não resisti e contei minha historia de amor fugaz em Veneza em Reencontro em Veneza.
De todas as atividades que fizemos em Florença, apenas uma foi paga e aproveitei para escrever um post em que relacione 10 Coisas Gratuitas para Fazer em Florença. Claro que não poderia faltar um Guia para Planejar sua Viagem até lá!
Ainda escrevi muito pouco sobre Roma, mas o Guia para Planejar sua Viagem é um bom começo e também tem dicas de restaurantes e mirantes em Roma Vista do Alto.
Coloquei na mesma viagem uma parada de 3 dias por Paris para descobrir que ela ainda me encanta! Vai para a cidade-luz? Leia o Guia para Planejar sua Viagem e roteiro e pontos turísticos no link Paris, acima.
Junho e Julho
Troquei de casa com uma família argentina e ficamos 15 dias em Cerro Catedral, Bariloche. Foi uma surpresa, pois não esperava que fosse um lugar tão lindo. Minhas impressões estão em Primeiro Encontro com Bariloche – porque tenho certeza que voltarei! Com todo esse tempo, conseguimos fazer passeios por lagos, topos de montanhas, acima de tudo curtir o melhor de uma slow travel. Confira todos os posts em Bariloche.
Aproveitei a proximidade com a fronteira chilena e fiz um passeio lindo chamado Cruce Andino, que te leva entre montanhas e lagos andinos para a cidade de Puerto Varas, onde me hospedei no Cabana del Lago, cuja avaliação também está publicada.
Outubro
Mais três destinos que estavam pendentes devido aos anos de semear e plantar: Viena, Budapeste e Praga, que neste ano de colheita consegui conhecer. Cidades imperiais lindas e próximas, com ótimo custo-benefício.
De quebra (sempre tem um bônus!), aproveitamos a conexão do voo da Lufthansa e passamos uma tarde em Munique, porque não dava para perder um pedacinho da Oktoberfest!
Dezembro
Esta não estava na lista mas, como minha sogra precisava de alguém para acompanhá-la até Florianópolis, fiz um esforço danado (rsrsrs) e fui curtir uma semana na ilha catarinense, em companhia da minha cunhada que mora lá há 8 anos. Comecei e terminei o ano em areias e mares! O primeiro post já está pronto: Guia para Planejar sua Viagem a Floripa.
Dicas de planejamento de viagens
Além dos posts escritos sobre os destinos visitados em 2015, escrevi outros e deixo os links aqui:
- Roupas de Neve ou para Temperaturas Negativas
- 58 Maneiras de Economizar para Viajar
- dicas sobre alternativas de hospedagem, como o AirBnB: dá para confiar?
- Quanto custará sua viagem traz sites onde você pesquisar custos de viagem
Outros destinos
- Fiz uma viagem no tempo e escrevi sobre o Parque Nacional Yosemite, na Califórnia.
- O Outono chegou e relembrei um bate volta de 2014, a partir de Manhattan: Minnewaska
- Também entrou no blog Toronto, com dicas de uma amiga que mora lá
- Pertinho de casa, depois da restauração do Museu da Imigração, em SP, voltei a visitá-lo em data muito especial: a festa do Imigrante.
- Você sabia que existe uma explicação/teoria científica que explica a necessidade de viajar? Leia em Viajar é Preciso.
- Veja quantos templos religiosos estão adquirindo novas funções em Turismo e as Igrejas.
- E por falar nisso, errou no presente de Natal para quem adora viajar? Corra no post Souvenirs de Viagem e veja sugestões para presentear seu ou sua companheiro/a de viagem. Também na linha objetos que remetem à decoração, leia Lembranças de Viagem na Decoração.
Obrigada por acompanhar o Mulher Casada Viaja durante 2015. Eu sigo alguns blogs e sinto uma proximidade com seus autores que espero estar estabelecendo por aqui também. Tem sido gratificante saber que as dicas têm ajudado as pessoas e que o blog e os perfis nas redes sociais servem também como uma volta ao passado, um momento de prazer àqueles que não estão planejando viajar, mas já pisaram nos mesmos destinos.
Que tenhamos todos uma boa viagem em 2016!