Neste post você encontra dicas de como chegar à Rota Romântica Alemã, que cidades visitar e quanto tempo ficar em cada uma. Cidades medievais preservadas, castelos incríveis, montanhas alpinas e vales produtores de vinho. Muito bom pra ser verdade, mas é.
14 dias, 16 cidades, 3 países, 2 festivais de outono, 5 castelos, 4 lagos alpinos: números de nossa Eurotrip 2017, cuja protagonista foi a Rota Romântica Alemã, mas que rendeu uma viagem ainda mais rica ao agregar destinos vizinhos. O roteiro completo, razão da escolha de carro para fazer o roteiro, custo de transporte aéreo e terrestre reuni no post Roteiro de 14 dias pela Baviera e Baden-Wurttemberg (Rota Romântica, Stuttgart) + Alsácia (França), publicado enquanto estava rodando por lá.
Como são as estradas da Rota Romântica Alemã
A Rota Romântica, ou Romantische Straße, é uma estrada localizada na região da Baviera, que vai de Fussen (ao Sul) a Wurzburg (Norte). Com 385 km de extensão, passa por 28 cidades alemãs que recebem 2 milhões de turistas ao ano. Chore, o Brasil inteiro recebeu 6,6 milhões em 2016.
Não é preciso se preocupar muito com o número da estrada. Diferente de outras rotas cenográficas (leia Road Trips que Marcaram), o que interessa nela são as cidades, não o caminho. Então trace a rota com os nomes das cidades, porque mesmo que o GPS te mande pra uma autoestrada, isso não chega a ser um problema, principalmente a noroeste de Munique.
Ao longo da estrada você encontrará placas indicando a Rota Romântica. Apesar disso, em alguns momentos fomos pela autoestrada, por ser mais rápido e porque naquele trecho ou noutro não pararíamos em nenhuma cidade.
Vimos fazendas ‘diferentes’: aeólicas e de energia solar: quilômetros de placas solares para produção de energia. Uma coisa prazerosa da rota romântica é avistar as cidadezinhas, sempre com uma torrinha de igreja, casas em tons pastel e telhadinhos vermelhos e inclinados. E claro, os campos! Tive a sorte de encontrar um campo de girassóis e resolvi minha quase frustração por ter visto muitos deles na Itália e nunca ter conseguido parar.
Alugamos o carro com a Hertz, e utilizei o serviço da Rentcars, pagando o valor em reais e em parcelas, livre do IOF. A Hertz lançou uma diferença no cartão de crédito relativa a pedágio e taxas de seguro extra, então fique atento na hora de retirar o carro. Como eu assinei sem prestar atenção ao seguro, mesmo tendo feito reclamação por escrito não houve o que fazer.
Leia mais em Dirigir na Alemanha, onde compartilho as dicas sobre aluguel de carro, pedágio, sinalização, combustível
Quantos dias na Rota Romântica da Alemanha
Se você só tem uns 5 ou 6 dias livres, fora os 2 de viagem intercontinental, sugiro que comece em Wurzburg, chegando via Frankfurt, e termine o roteiro em Fussen, pegando o vôo de retorno em Munique, que fica a 130 km de Fussen. Claro que é possível fazer o inverso, mas acho mais gostoso deixar a região alpina para o final, pois perto da natureza é sempre melhor descansar.
Voos neste formato costumam ser ligeiramente mais caros, mas a rota romântica não é circular para permitir sair e voltar do mesmo aeroporto. Se fizer a rota romântica assim, indo de Norte a Sul e ao Norte de novo (ou Sul-norte-sul), escolha algumas cidades na ida e outras na volta, para não ter que fazer o caminho de retorno sem paradas e atrativos.
Apesar de ter lido sugestões de fazer a rota em 4 dias, acho muito corrido e sugiro ao menos 5 noites, 6 dias.
Melhor época para ir à Rota Romântica
Entre abril e meio de outubro, você encontrará atrações abertas e funcionando por mais tempo, além de temperaturas mais altas e clima mais favorável. Mesmo assim, leve um guarda-chuva! Setembro é interessante por causa das festas de cerveja, como a Oktoberfest de Munique ou Stuttgart.
No inverno, os dias são mais curtos, alguns castelos fecham, tours não são oferecidos. Por outro lado, os Mercados de Natal são grande atrativo e continuam movimentando o turismo. Fique atento aos feriados nacionais. Estávamos na Alsácia, região francesa vizinha da Alemanha, em 3 de outubro, dia da unificação da Alemanha, data em que ‘caiu’ o muro de Berlin, e enfrentamos muitas filas no final de semana prolongado.
Confira aqui a lista de feriados nacionais e regionais na Alemanha.
Que cidades visitar na Rota Romântica Alemã
Casas de telhados inclinados e cores suaves, gerânios nas janelas, fontes, calçamento de pedras, placas de ferro fundido indicando o tipo de comércio. Apesar de serem parecidas entre si, principalmente no trecho central da rota romântica, cada cidade é única à sua maneira. Pode ser a praça central, uma torre, sua história, ou o conjunto delas.
Embora haja certa unanimidade quanto às ‘melhores’ cidades para parar, a surpresa vai acontecer se você tiver tempo e flexibilidade. Adorei uma cidadezinha que visitamos por acaso, Donauwörth, por não ser tão turística quanto as outras.
Rothenburg é encantadora, e minha preferida, mas a quantidade de turistas incomoda um pouco. A dica é ficar nas partes mais concorridas da cidade pela manhã e no final da tarde, pois muita gente ‘invade’ a cidade em excursões e bate e voltas entre as 10h e 17h. O mesmo vale para outras cidades visitadas em bate e voltas, como Veneza (Itália), Hallstatt (Áustria) e Bruges (Bélgica).
Para escolher onde pernoitar, além do fator ‘cidade com mais atrações’, usei o Google Maps e limitei a 140 km/dia a distância a percorrer entre as cidades.
Documentos para Viajar para a Alemanha
Brasileiros não precisam de visto para a Alemanha, mas como ela faz parte do Tratado Schengen, é obrigatório ter um seguro de viagem.
A partir de 2024, brasileiros que forem à Europa a turismo por até 90 dias deverão solicitar a autorização eletrônica ETIAS – e pagar a taxa.
Nosso Roteiro na Rota Romântica Alemã
Nosso roteiro foi um pouco diferente dos demais, pois não percorremos a rota de Norte a Sul (ou de Sul a Norte). Isso propiciou um roteiro circular e chegamos e partimos da Alemanha pelo aeroporto de Munique. Fizemos a rota em 2 etapas, dando um pulinho da Alsácia entre os dias 5 e 8. Confira:
dia 1: Munique – Augsburg (pernoite)
dia 2: Castelo de Harburg – Donauworth-Dinkelsbuhl-Rothenburg (pernoite)
dia 3: Rothenburg – Wurzburg (pernoite)
dia 4: Wurzburg
dia 8: castelos Hohenzollern e Lichtenstein e chegada a Schwangau (2 noites)
dia 9: Castelo de Neuschwanstein e cidade de Fussen
Leia posts e dicas detalhados sobre as cidades que visitamos na Rota Romântica Alemã em Baviera e Rota Romântica
Considere ficar mais tempo no Sul. Além dos castelos Hohenchwangau e Neuschwanstein, há muitas atrações próximas a Fussen, como a Highline 179, o Palácio Linderhof, o lago Plansee, a linda cidade de Garmisch-Partenkirchen e a pitoresca Oberammergau.
Para dicas e inspirações, leia o post Bate-voltas a partir de Fussen ou Munique.
Principais cidades da Rota Romântica alemã
Abaixo, as cidades mais visitadas da Rota Romântica. Marco com asterisco as “imperdíveis”, para um roteiro mais enxuto, de 3 noites:
- Wurzburg (1 noite) *
- Rothenburg ob der Tauber (1 noite) *
- Dinkelsbuhl
- Donauworth
- Harburg
- Augsburg (1 noite)
- Landsberg am-Lech
- Schwangau ou Fussen (2 noites) *
Veja hotéis em Wurzburg aqui, em Rothenburg aqui, Augsburg aqui, e em Fussen aqui.
Mapa da Rota Romântica Alemã
A imagem abaixo exibe a rota completa:
Como chegar à Rota Romântica Alemã
Aeroportos próximos da Rota Romântica
Dois aeroportos com voos partindo do Brasil ficam próximos da rota Romântica: Frankfurt (ao norte) e Munique (ao Sul).
A Rota Romântica Alemã de trem
Trens de velocidade (IC-inter cities) param nas cidades maiores da rota, como Wurzburg e Augsburg. Linhas regionais param em Rothenburg ob der Tauber, Bad Mergentheim, Tauberbischofsheim, Weikersheim, Nördlingen, Harburg, Donauwörth, Landshut, Schongau, Peiting, e Füssen. Pesquise no site oficial da companhia férrea alemã.
A Rota Romântica da Alemanha de ônibus
Um ônibus turístico percorre a rota diariamente, de abril a outubro, chamado Europabus Romantische Strasse. Parte de Wurzburg pela manhã e chega a Fussen no início da noite, ou vice-versa, e inclui serviço de áudio a bordo.
Mas, afinal, o que é a Rota Romântica?
Esta estrada existe desde os tempos do império Romano, mas sua popularização como destino turístico – e nome atual – veio quando artistas buscaram suas paisagens e cidades para asssunto de pinturas românticas.
Oficialmente, a Rota Romântica se estabeleceu em 1950, com o Grupo de Trabalho da Rota Romântica, formado em Augsburg com o intuito de colocar a Alemanha no mapa do turismo mundial.
O destino foi divulgado inicialmente entre os americanos, os primeiros turistas, muitos deles soldados. Os japoneses vieram depois – e continuam a ir! – uma pesquisa dos anos 1990 feita entre turistas frequentes revelou que 93% deles conheciam a Rota Romântica.
Ou seja, um destino não se torna popular da noite pro dia, como ensinam os países com um programa sério de divulgação do turismo. Além das belezas dos campos, da história e arquitetura das cidades, dos castelos, fortalezas e palácios, há organização, limpeza, segurança, estrutura para o turismo.
Visite a página-índice da Alemanha para mais dicas sobre este país surpreendente
Se tiver dúvidas sobre a Rota Romântica Alemã, ou se quiser apenas dar um oi, deixe um comentário. Vou adorar bater um papo ou ajudar.
Respostas de 22
Gostaria de programar 10 a 15 dias sul alemanha e Berlim
Acomodação tipo albergue banheiro individual
2 pessoas
Para próximo verão junho a agosto
Oi, não entendi seu comentário.
Olá Marcia,
em 19 de Setembro 2018 eu fiz um roteiro da nossa viagem pelo 3 países ( Alemanha , Áustria e um pouco Itália ) o qual incluiu a rota romântica tbm. Eu so tive 12 dias a disposição mas foram maravilhosos por que o Outono do ano passado foi um dos mais belos que eu já tinha visto. Eu tenho muitas fotos, filmagens e dicas para vc pode se orientar e incluir. So uma dica… ja ouvir falar da “highline 179″ perto de Füssen? ou
do Restaurante maravilhoso ” Il Pescatore” no centro de Füssen também? … agora nem se fala da mais linda e charmosa cidade no sul da Bavaria… Munique. E lindo de mais ….
Oi, Ralph! Sim, fizemos a Rota Alpina e cruzei a linda Higline 179, também no outono! E se você juntou a Itália nesta sua viagem, deve ter ido a Bolzano ou Dolomitas, meu lugar prefeirdo no mundo!
Nesse restaurante de Fussen Il Pescatore não comemos, não, obrigada pela dica!
Munique é linda, mesmo, mas eu confesso que curti mais as cidades pequenas, como Garmisch-Partenkirchen e Oberammergau.
Obrigada pelo comentário, abraços
Boa tarde, tudo bem?
Quais cidades vc indicaria para um roteiro de oito dias, vou sair de Portugal
Oi, Alex, não entendi sua pergunta. No post tem o roteiro, são as cidades que indico, as principais. Se você tem um dia a menos que eu (estou considerando 8 dias na Alemanha), sugiro que corte o meu dia 8 (dos castelos Hohenzollern e Lichtenstein que estão fora da rota).
Vai precisar ajustar a ordem de visita das cidades de acordo com o aeroporto/estação de trem de chegada e partida. Bom planejamento!