Viajar pela Suíça, seja de trem ou carro, é um grande prazer, mas você conhece o Grand Tour of Switzerland? Como bons suíços que são, os caras do órgão de turismo da Suíça desenvolveram essa rota que percorre 1.643 km e passa pelas maiores atrações do país. Em 2025, ela completou 10 anos de ‘existência’, então este post é também comemorativo. Aqui você encontra como se divide esta rota e links para outros artigos com dicas de lugares por onde ela passa.

É verdade que a rota foi desenvolvida para ser feita de carro, mas você pode conhecer os pontos do Grand Tour of Switzerland também se viajar de trem pela Suíça, embora seja um pouco mais complexo e demande mais tempo.
E por falar nisso, quais são as vantagens em viajar de carro ou trem na Suíça? Veja minhas considerações em Suíça de carro ou trem? e não deixe de ler também Trem na Suíça: tudo sobre a melhor forma de viajar.
Uma rota pelo país todo!
O Grand Tour cruza quatro regiões linguísticas, as línguas oficiais da Suíça: alemã, francesa, italiana e romanche. As não oficiais mais faladas são o inglês e o português – sim, grandes comunidades portuguesas na Suíça! Além disso, fazendo a rota você passará por 13 Patrimônios Mundiais da UNESCO, nada menos do que 22 lagos, como os de Genebra, Lucerna, Zurique e de Lugano.
Como mostra o mapa abaixo, a rota não tem um ponto inicial ou de término, permitindo adaptá-la ao seu roteiro.

Quantos dias para fazer o Grand Tour of Switzerland?
Como toda roadtrip, não há um período fechado, único, para fazer o Grand Tour, você pode seguir seu próprio ritmo e preferência de rota. O órgão de turismo sugere 8 estágios, cada um com uma média de 150 km. E é por isso que as IA respondem que é possível fazer esta rota em 8 dias! Mas na prática, seria no mínimo um desperdício conhecer a Suíça de carro seguindo o Grand Tour em apenas 8 dias. Deixei como exemplo de quantos dias precisaria para conhecer um pouco dos lugares ao percorrer a rota 1, sem incluir o passatempo preferido dos suíços: subir montanhas para caminhadas ou esqui.
Caso você precise de ajuda para planejar seu roteiro pela Suíça, entre em contato, sou agente de viagens regulamentada e possuo certificado de especialista em viagens pela Suíça.

Os trechos do Grand Tour: a Suíça de carro
Rota 1: de Zurique a Appenzell
São apenas 160 km, mas considere que precisaria de ao menos 1 dia para circular por Zurique; um segundo dia para as cataratas do Reno e Stein am Rhein; um terceiro dia para St Gallen e outro para Appenzell, num ritmo rápido, conhecendo apenas esses lugares, sendo que há tanto para fazer por perto, como lagos, picos de montanhas, cidades históricas charmosas…

Rota 2: de Appenzell a St Moritz
Também com 160 km, mas passando por Werdenberg, Vaduz em Lichenstein, Menfeld, (terra da Heide, lembra?), Chur (Coira) e St Moritz.
Rota 3: St Moritz a Bellinzona
Dos Alpes ao Ticino, região italina da Suíça, a rota percorre 150 km e termina na cidade dos castelos de Bellinzona.

Rota 4: de Bellinzona a Zermatt
Para quem gosta de aventura ao volante, esta rota serpenteia o Passo Gotardo, com nada menos do que 24 curvas acentuadas. Termina em Täsch, vizinha de Zermatt, onde carros não são permitidos.
Rota 5: de Zermatt a Lausanne
E chegamos à Suíça francesa depois de mais 166 km de paisagens incríveis, como o lago Genebra (Leman), a vibrante Montreux e os vinhedos. Dedique tempo a Lausanne, sede do Museu Olímpico,
Rota 6: Lausanne a Neuchâtel
De um lago para outro, este é o trecho mais curto da rota, com apenas 73 km.

Rota 7: de Neuchâtel a Berna
Aqui a rota faz um desvio passando por Gruyères e pelos lagos Thun e Brienz, terminando na capital da Suíça, Berna. É minha região preferida e sugiro ficar por ali ao menos 6 dias.
Rota 8: de Berna a Zurique
Mais um desvio para visitar a cidade grande que considero a mais charmosa da Suíça: Lucerna. Monte Pilatus e o lago Lucerna são alguns dos destaques deste trecho.

Moldura vermelha do Grand Tour of Switzerland
Você já deve ter visto alguma imagem de uma moldura vermelha onde está escrito Grand Tour of Switzerland. Mas se ainda não viu, saiba que existem cerca de 85 delas espalhadas por paisagens diversas e icônicas da Suíça. Muitas delas estão no alto de montanhas aonde se chega de teleférico ou trem de cremalheira. Às vezes a gente não as vê porque estão do outro lado de um rio, lado oposto ao centro histórico de uma cidade, como na linda Stein am Rhein. Também já aconteceu de uma moldura ser retirada do local, como na cachoeira Giessbach, no lago Brienz. Caso você queira começar ou continuar uma coleção do Grand Tour, viajando pela Suíça de carro ou trem, confira onde se localizam, marcadinhas no Google Maps feito pelo MySwitzerland.com.

O Grand Tour é mais do que uma viagem de carro pela Suíça — é uma imersão na diversidade cultural, natural e histórica do país. Ideal para quem busca liberdade, paisagens de tirar o fôlego e uma experiência autêntica. Como eu tenho feito, não é preciso fazer a rota de uma só vez. Conhecer a Suíça em diferentes períodos do ano é ainda mais enriquecedor.








