Berner Oberland Pass: o melhor passe da Suíça?

Compartilhe:

Conteúdo do Artigo

Ainda não fiz um roteiro personalizado para a Suíça que não incluísse o desejo de os viajantes passarem a maior parte do tempo no cantão de Berna, que é coberta pelo passe regional Berner Oberland Pass mais completamente do que o Swiss Travel Pass. E quando o roteiro pela Suíça permite apenas 5 dias, é esta a região escolhida. Por isso publico dicas completas sobre este passe.

melhor passe suíça
região de Jungfrau é o paraíso das caminhadas

O que é o Berner Oberland Pass

O Berner Oberland Pass é um o passe regional que cobre uma área gigante geograficamente (considerando o tamanho da Suíça) e turisticamente, indo além dos limites do cantão de Berna, onde ficam algumas das atrações mais populares da Suíça. Aproveite os links para ler a respeito de cada um!

Berner Oberland Pass inclui lagos
olha eu na trilha do Oeschienensee, depois de usar o Berner Oberland Pass nos trens e teleférico de Kandersteg

O que está incluso no Berner Oberland Pass (BOP) – ou com desconto

Atualização: Quando escrevi este artigo, o Berner Oberland Pass era, sem pensar muito, o melhor passe da Suíça, mas desde 2025 foi perdendo força. Veja as alterações para você enteder o motivo do título.

Transporte gratuito com o Berner Oberland Pass

O BOP dá gratuidade a todos os trens, ônibus e barcos dentro da região Bernese Oberland e até além: de Lucerna a Montreux, que não ficam no cantão de Berna.

No trecho até Domodossola, dava 50% de desconto em 2024, ofereceu 100% em 2025, mas em 2026 retirou o benefício.

Trens panorâmicos inclusos no Berner Oberland Pass

O passe da região de Berna inclui uma de minhas rotas preferidas, o Expresso Lucerna-Interlaken, e o Golden Pass Express (Lucerna-Interlaken-Montreux), que vai dos Alpes ao lago de Genebra.

Excursões de Montanha

Subir montanhas de trem, funicular, teleféricos e gôndolas com o Berner Oberland Pass era o grande trunfo do passe até 2024, quando oferecia gratuidade em Grindelwald First, Harder Kulm, Schynige Platte, e descontos maiores que os do Swiss Travel Pass em outras montanhas. Veja como está agora:

100% de desconto em teleféricos e trens nas montanhas:

  • Schilthorn
  • Schynige Platte
  • Stockhorn
  • Niederhorn
  • Grindelwald-Mannlichen
  • Niesen
Plataforma na montanha Schilthorn

Descontos de 50% nos teleféricos e trens:

  • de Stansstad a Engelberg
  • de Interlaken a Harder Kulm
  • de Grindelwald a First
  • de Grindelwald a Kleine Scheidegg
  • de Wengen a Jungfraujoch (alguns trechos com 25%)
  • de Wengen a Kleine Scheidegg
Berner Oberland Pass Harder Kulm
Vistas do Harder Kulm

Outros descontos

  • no Titlis
  • no Eiger Express, do Grindelwald Terminal a Eigergletscher e de Eigergletscher a Jungfraujoch
  • desconto de 50% para portadores de outros passes, como o Swiss Travel Pass versões contínua ou flex, e Swiss Half Fare, desde que dentro da validade.
  • descontos em museus e atividades como rafting, esportes indoor, parques de escalada, etc.

Passeios de Barco

Fazer cruzeiro nos lagos Brienz e Thun também é gratuito para portadores do Berner Oberland Pass.

Assim como o Swiss Travel Pass ou outro passe, você economiza mais que dinheiro:

  • economiza tempo que seria gasto ao comprar ingressos individuais nas estações de trem
  • ganha liberdade para permanecer em algum lugar de que gostou sem se preocupar em perder o trem, pois o passe te permite embarcar em qualquer dia ou horário, desde dentro do período adquirido.
  • como as atrações são inclusas, você acaba visitando mais lugares do que se estivesse pagando individualmente por eles
  • com o Berner Oberland Pass adquirido online, você passa direto nas catracas das estações de meios de elevação, sem pegar as filas das biilheterias.

Planejar uma viagem exige, além de experiência, tempo e paciência para pesquisar e organizar tudo. Por isso o Mulher Casada Viaja oferece vários serviços: consultoria tira-dúvidas, roteiro personalizado (um e-book lindo, prático e informativo!) com chamadas para explicar tudo o que você precisa para viajar com segurança, e o serviço de agência de viagens Mulher Casada Viaja Te Leva, em que você começar o planejamento do zero segurando na minha mão! O QR code abaixo te leva ao whatsApp da agência.

Validade do Berner Oberland Pass e outas características

Enquanto o Swiss Travel Pass oferece opções de passe consecutivo ou flexível (STP Flex), o Berner Oberland Pass é válido por 3, 4, 6, 8 ou 10 dias consecutivos, apenas.

A grande novidade é que desde 2025 portadores do BOP podem estender o prazo de validade do passe por mais 2 dias, com desconto, adorei esta mudança! Veja as outras mais abaixo.

A data da validade do passe começa a contar a partir da data informada para isso no momento da compra. Por isso não vale a pena usar o passe em um dia em que você só o usaria à tarde.

passe berner oberland
Giessbach no lago Brienz, quando ainda tinha a moldura do Grand Tour of Switzerland

Custo do Berner Oberland Pass 2026

Existem 2 tipos de passe: primeira e segunda classe. Basicamente, há mais conforto na primeira classe pelo número reduzido de passageiros. Já nos barcos, a primeira classe fica no segundo andar, oferecendo uma vista ainda mais legal!

* Crianças: acima de 6 e jovens até 16 anos pagam 30 CHF desde que acompanhadas de um familiar portador do BOP, independentemente da quantidade de dias. Sem passe, elas já têm 50% de desconto. Até os 6 anos de idade, o transporte é gratuito em toda a Suíça.

Berner Oberland Pass Interlaken

Onde comprar o Berner Oberland Pass

Você pode comprar na Suíça durante a viagem ou online, antes da viagem. Veja as vantagens e desvantagens destas opções:

na Suíça

Você pode comprar o passe em uma das lojas das estações de trem da Suíça presentes nas cidades e nos aeroportos de Zurique e Genebra. O pagamento poderá ser em espécie, cartão de débito internacional (Wise) ou crédito internacional. Neste caso, você perderá um pouco de tempo na loja. Quanto ao valor, embora pareça que pagando em espécie não haja incidência de IOF, lembre-se que ao fazer o câmbio para francos suíços você já pagou a taxa.

online

Comprando o Passe Regional Berner Oberland online, você antecipa a compra, garantindo tranquilidade e rapidez, além de evitar mais este custo à longa lista de despesas que surgem durante a viagem. E veja as vantagens de comprar pela Get your Guide o BOP:

  • oferece o mesmo custo da empresa oficial suíça (que não permite cancelamento), numa plataforma em português
  • cancelamento gratuito até 3 dias antes da data indicada no ato da compra para início da validade do passe
  • é compra segura
  • você ainda retribui todas estas dicas, pois recebo uma pequena comissão.

Se precisar de ajuda, me chama que te envio um vídeo com o passo a passo de como comprar este passe. O Swiss Travel Pass eu já ensinei neste vídeo, e o processo é igual, basta prestar atenção à classe e ao número de dias que está selecionando:

Em 2026 o Passe de Berner Oberland ainda vale a pena?

Mesmo comparando os tempos de glória antes de 2025, o Berner Oberland Pass ainda é melhor opção que o Swiss Travel Pass, desde que você:

  1. permaneça na região Berner Oberland por 5 dias ou mais
  2. não visite outras 2 ou mais regiões suíças, quando seria melhor usar o STP, que tem cobertura nacional.
  3. queira conhecer o lago Oeschinen, a Garganta do rio Aare, Brienzer Rothorn.
  4. não goste muito de museus (o BOP dá desconto, o STP dá gratuidade em mais de 500 museus da Suíça).
Garganta do Aare: ótima opção para dias nublados ou chuvosos

Com as mudanças a partir de 2025, o Berner Oberland Pass deixa de ser, sem dúvida, o melhor passe da Suíça para quem fica na região Bernese. Agora será preciso um pouco mais de cálculo para compará-lo com outros passes, como o Swiss Travel Pass e suas variações e o Jungfrau Travel Pass.

Se precisar de ajuda com seu roteiro, lembre-se que pode contar com minha consultoria ou serviço de roteiro personalizado. Se tiver apenas uma dúvida pontual, pode mandar nos comentários que te ajudo.

Bom planejamento e uma ótima Suíça para você!

Sobre passes, leia também:

Picture of Marcia Picorallo

Marcia Picorallo

Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

Índice

Picture of Márcia, a viajante

Márcia, a viajante

Bem-vindo a bordo - e nem precisa apertar os cintos! Escrevo o Mulher Casada Viaja com carinho desde 2014, compartilhando minhas impressões dos lugares por onde passei, inspirando e ajudando leitores a planejar suas aventuras.

SAIBA MAIS

Assine a Newsletter

Resolva sua Viagem

Os artigos te inspiraram ou ajudaram no planejamento da viagem? Retribua sem pagar nada a mais por isso ao fazer reservas, comprar ingressos e seguro pelos links abaixo.
São os que uso para minhas viagens. É uma forma simpática de retribuir pela ajuda sem custo recebida.
Manter o site tem custo e é trabalhoso – e todo trabalho deve ser remunerado, concorda?

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

Artigos Recentes

Leia Também

Siga no Instagram

Planeje sua Viagem Aqui

Blogs de viagem são muito úteis no planejamento de viagem e gratuitos para o leitor, mas têm um custo para serem mantidos no ar – além do trabalho para edição. Se você gostou das dicas do Mulher Casada Viaja, saiba que pode retribuir e contribuir para que continuem chegando gratuitamente a quem busca inspiração e informação de qualidade. Basta clicar sobre os links de nossos parceiros. Você planeja sua viagem e retorna a gentileza:

Aluguel de Carro

com parcelamento e isenção de IOF, no caso de aluguel no exterior

Hospedagem

Faça suas reservas de hotel, apartamento ou B&B

Ingressos sem Fila

Ingressos de atrações, excursões e tours

Viagem Segura

Viaje com Seguro, viaje tranquilo!

Roteiro Personalizado

Não pode planejar tudo sozinho e prefere contar com minha ajuda? Clique .

COMENTÁRIOS

Respostas de 2

  1. Boa tarde,
    Gostei muito do seu blog e gostaria de dicas para viagem pela Suíça, somos um casal e estamos pensando em chegar em Milão e começar a viagem por lá.
    Pensamos em conhecer os lagos suíços e passar em torno de 8 dias na Suíça e retornar para Milão.
    Pensamos em lugares como Lugano, Saint Morritz, Lucerna, Interlaken, Montreaux, Berna e Zurich e arredores.
    Qual seria o seu custo para elaborar uma proposta de roteiro.
    Desde já agradeço
    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa Newsletter!

Cadastre seu e-mail e receba conteúdos exclusivos por e-mail.