Ainda não fiz um roteiro personalizado para a Suíça que não incluísse o desejo de os viajantes passarem a maior parte do tempo no cantão de Berna, que é coberta pelo passe regional Berner Oberland Pass mais completamente do que o Swiss Travel Pass. E quando o roteiro pela Suíça permite apenas 5 dias, é esta a região escolhida. Por isso corrijo aqui a lacuna e publico dicas completas sobre este passe.
O que é o Berner Oberland Pass
O Berner Oberland Pass é um o passe regional que cobre uma área gigante geograficamente (considerando o tamanho da Suíça) e turisticamente, indo além dos limites do cantão de Berna, onde ficam algumas das atrações mais populares da Suíça:
- a linda a capital suíça Berna
- o Lago Thun, sua cidade, seus castelos-museus e demais atrações, seu cruzeiro
- o Lago Brienz e o vilarejo Iseltwald, popularizado por um dorama e a cachoeira Giessbach, além do prazeroso cruzeiro para ver tudo isso
- o Vale de Lauterbrunnen
- os vilarejos livres de carro Murren e Wengen
- a mega turística Interlaken
- Oeschinensee, um dos lagos mais lindos do mundo em Kadersteg
- excursões de montanha como Schynige Platte, Brienz Rothorn, Harder Kulm, Grindelwald-First, Niesen, Sorenberg-Rothorn, Grindelwald-Mannlichen
- Cânions, cavernas, cachoeiras
O que está incluso no Berner Oberland Pass (BOP) – ou com desconto
- transporte: o BOP dá gratuidade a todos os trens, ônibus e barcos dentro da região Bernese Oberland e até além. De Lucerna a Berna e Montreux (50% em 2024, 100% a partir de 2025) e até Domodossola, já em território italiano. esta linha passa por Brig, pertinho de Zermatt.
- trens panorâmicos: inclui uma de minhas rotas preferidas, o Expresso Lucerna-Interlaken, e o Golden Pass Express (Lucerna-Interlaken-Montreux).
- desconto de 50% para portadores de outros passes, como o Swiss Travel Pass versões contínua ou flex, e Swiss Half Fare, desde que dentro da validade.
- excursões de montanha (trem, funicular, teleféricos e gôndolas): até 2024, gratuidade em Grindelwald First, Harder Kulm, Schynige Platte, e descontos maiores que os do Swiss Travel Pass em outras montanhas. Mas a partir de 2025, incluirá gratuidade na montanha Schilthorn e oferecerá desconto nas montanhas da região Jungfrau:
– 50% de desconto de Wilderswill a Schynige Platte; de Interlakena Harder Kulm; de Grinadelwald a First
– 25% de desconto de Wengen a Kleine Scheidegg; de Grindelwald a Kleine Scheidegg; no Eiger Express do Grindelwald Terminal a Eigergletscher e de Eigergletscher a Jungfraujoch - cruzeiros: gratuidade nos cruzeiros dos lagos Brienz e Thun.
- descontos: em museus e atividades como rafting, esportes indoor, parques de escalada, etc.
Assim como o Swiss Travel Pass ou outro passe, você economiza mais que dinheiro:
- economiza tempo que seria gasto ao comprar ingressos individuais nas estações de trem
- ganha liberdade para permanecer em algum lugar de que gostou sem se preocupar em perder o trem, pois o passe te permite embarcar em qualquer dia ou horário, desde dentro do período adquirido.
- como as atrações são inclusas, você acaba visitando mais lugares do que se estivesse pagando individualmente por eles
- com o BOP adquirido online, você passa direto nas catracas das estações de meios de elevação, sem precisar passar na bilheteria.
Validade do Berner Oberland Pass
Desde abril de 2024, o BOP é oferecido o ano todo – antes só estava disponível de abril até o final de outubro, meses considerados temporada de verão.
Enquanto o Swiss Travel Pass oferece opções de passe consecutivo ou flexível (STP Flex), o Berner Oberland Pass é válido por 3, 4, 6, 8 ou 10 dias consecutivos, apenas. A grande novidade é que a partir de 2025 portadores do BOP poderão estender o prazo de validade do passe por mais 2 dias, adorei esta mudança! Veja as outras mais abaixo.
A data da validade do passe começa a contar a partir da data informada para isso no momento da compra.Por isso não vale a pena usar o passe em um dia em que você só o usaria à tarde.
Custo do Berner Oberland Pass
Existem 2 tipos de passe: primeira e segunda classe. Basicamente, há mais conforto na primeira classe pelo número reduzido de passageiros. Já nos barcos, a primeira classe fica no segundo andar, oferecendo uma vista ainda mais legal!
Desconto*
- Crianças: acima de 6 e jovens até 16 anos pagam 30 CHF desde que acompanhadas de um familiar portador do BOP, independentemente da quantidade de dias. Sem passe, elas já têm 50% de desconto. Até os 6 anos de idade, o transporte é gratuito em toda a Suíça.
- Jovens: entre 16 e 24 anos têm tarifa reduzida.
- Combinado com outros passes: acho que não vale a pena, mas você pode comprar o BOP com desconto caso seu STP, STP half Fare ou STP Flex esteja válido. Tem que fazer as contas das atrações que visitará para descobrir.
Onde comprar o Berner Oberland Pass
Você pode comprar na Suíça durante a viagem ou online, antes da viagem. Veja as vantagens e desvantagens destas opções:
na Suíça
Você pode comprar o passe em uma das lojas das estações de trem da Suíça presentes nas cidades e nos aeroportos de Zurique e Genebra. O pagamento poderá ser em espécie, cartão de débito (Wise) ou crédito internacional.
Neste caso, você perderá um pouco de tempo não só na loja, mas a cada estação de teleférico, gôndolas ou funiculares, onde apresentará o passe para receber o cartão que por sua vez é escaneado nas catracas. Por outro lado, a compra online te entrega um QR code por e-mail, que pode ser escaneado direto na catraca.
Além disso, na compra em loja física você receberá um passe que deverá ser apresentado ao fiscal a bordo dos trens e na bilheteria das estações de teleférico, gôndolas ou funiculares. Se danificá-lo ou perdê-lo, terá que comprar outro. Por isso, fotografe-o.
online
Comprando o Passe Regional Berner Oberland online, você antecipa a compra, garantindo tranquilidade e rapidez, além de evitar mais este custo à longa lista de despesas que surgem durante a viagem. E veja as vantagens de comprar pela Get your Guide o BOP:
- oferece o mesmo custo da empresa oficial suíça (que não permite cancelamento), numa plataforma em português
- cancelamento gratuito até 3 dias antes da data indicada no ato da compra para início da validade do passe
- é compra segura
- você ainda retribui todas estas dicas, pois recebo uma pequena comissão. Se precisar de ajuda, me chama que te envio um vídeo com o passo a passo de como comprar este passe. O Swiss Travel Pass eu já ensinei neste vídeo, e o processo é igual, basta prestar atenção à classe e ao número de dias que está selecionando:
Berner Oberland Pass 2025
Mudanças positivas
1. O custo do BOP em 2025 é o mesmo de 2024. Nosso reais agradecem!
2. Até 2024 o trecho de trem até Montreux tinha apenas 50% de desconto, mas a partir de 2025 portadores do Berner Oberland Pass terão 100% de desconto.
3. O topo de montanha Schilthorn, popularmente conhecida como do 007, passou por obras e tem reinauguração prevista para março de 2025 – e 100% de desconto com o Berner Oberland Pass, em vez dos 50% de 2024.
4. O prazo do passe pode ser estendido para mas 2 dias após a expiração do passe. Por exemplo, se você comprou o passe de 6 dias, pode comprar mais 2.
Mudanças negativas 2025
- Algumas excursões de montanha (como eles chamam os passeios de trem ou teleférico até o topo ou platô de uma montanha), como Schynige Platte, Harder Kulm, Grindelwald First, perdem a integralidade a partir de 2025, igualando-se ao Swiss Travel Pass, que oferece 50% de desconto.
- Trens, teleféricos e gôndolas da região Jungfrau passam a ter apenas 25% de desconto:
– Wengen-Kleine Scheidegg
– Grindelwald-Kleine Scheidegg
– Eiger Express Grindelwald Terminal-Eigergletscher
– Eigerglestcher-Jungfraujoch
Em 2025 o Passe de Berner Oberland ainda vale a pena?
Mesmo diminuindo o desconto de 100% para 50% (a partir de 2025) nos meios de elevação da região de Jungfrau, o Berner Oberland Pass ainda é melhor opção que o Swiss Travel Pass, desde que você:
- permaneça na região Berner Oberland por 5 dias ou mais
- não visite outras 2 ou mais regiões suíças, quando seria melhor usar o STP, que tem cobertura nacional.
- queira conhecer o lago Oeschinen, a Garganta do rio Aare, Brienzer Rothorn.
- goste de museus (o BOP dá desconto, o STP dá gratuidade em mais de 500 museus da Suíça).
Com as mudanças a partir de 2025, o Berner Oberland Pass deixa de ser, sem dúvida, o melhor passe da Suíça para quem fica na região Bernese. Agora será preciso um pouco mais de cálculo para compará-lo com outros passes, como o Swiss Travel Pass e suas variações e o Jungfrau Travel Pass.
Se precisar de ajuda com seu roteiro, lembre-se que pode contar com minha consultoria ou serviço de roteiro personalizado. Se tiver apenas uma dúvida pontual, pode mandar nos comentários que te ajudo.
Bom planejamento e uma ótima Suíça para você!
Leia também: