O que te interessa saber por onde andei em 2018? Bem, eu sempre gostei de espiar lugares visitados por outras pessoas, fosse para sonhar ou para ampliar meu repertório. Então a retrospectiva 2018 do Mulher Casada Viaja pode sim ser muito interessante se você tiver este olhar. Quem sabe os lugares por onde andei em 2018 te inspiram! Foi assim que conheci lugares incríveis dos quais nunca tinha ouvido falar.
2018 não foi o ano em que mais viajamos devido à crise econômica e à disparada do dólar e euro e só fomos ao exterior porque as passagens haviam sido compradas ainda em 2017 e numa super promoção. Despesas com uma reforma na nossa casa no interior de SP que há uma década esperava uma chance de acontecer foram outro motivo para nos segurar um pouco mais. Então acho que uma viagem dos sonhos num ano como este é motivo para ficar satisfeito, concorda? Aposto que você saberá qual fo a viagem dos sonhos de 2018!
Leia também a retrospectiva passada: Por onde Andei em 2017
Alagoas
2018 começou com uma viagem tipicamente brasileira: janeiro no Nordeste. Passamos uma semana revisitando o litoral do estado de Alagoas, que na minha opinião é casa do mar mais bonito do Brasil. Começamos no norte do estado, no município de Maragogi e suas piscinas naturais. Confira as dicas da road trip em Maceió-Maragogi: como chegar, aluguel de carro e outras dicas e de Que Praias conhecer ao Norte de Maceió
Depois do Norte, nos hospedamos num resort em Maceió e o post O que Fazer além de Ser Hipnotizado pelo Mar é uma declaração de admiração ao mar de Alagoas com dicas práticas. Para quem precisa de sugestões de hospedagem, fiz o Maceió, minha seleção de 6 hotéis e resorts, 3 dos quais testados e aprovados.
O litoral Sul de Alagoas também é casa de praias lindas, e a do Gunga é a que personifica o ideal tropical: coqueiral, areia fofa e branca, aquele mar… Confira informações sobre as Praias ao Sul de Maceió.
Ilha Bela
Em fevereiro passamos o carnaval com amigos no nosso estado de São Paulo, na Ilha Bela, a ilha dos borrachudos, mas de muito verde e mata atlântica preservada! Fazia muitos anos não íamos até esta porção do litoral paulista e apesar da alta temporada, só o trânsito incomodou um pouco à noite, para ir a restaurante ou curtir o centro. As praias estavam cheias, sim, mas conseguimos manter um ritmo de acordar cedo e chegar à praia ainda vazia. Ainda não publiquei sobre Ilha Bela, mas confira na página-índice São Paulo as atualizações caso você chegue aqui depois.
Turistando na minha São Paulo
E 7 meses se passariam até a próxima viagem. Neste meio tempo turistei na minha cidade, visitando pontos turísticos, museus e centros culturais. Ainda não organizei os posts todos, mas já publiquei Roteiro no Bairro da Luz, e sobre o Mosteiro de São Bento e em breve mais roteiros pelo Centro Velho e pela Av. Paulista, com tudo o que há pra fazer na maior cidade brasileira. Confira atualizações na página-índice São Paulo.
Montanhas Rochosas, Canadá
Foi uma vitória tortura ficar tanto tempo sem viajar, mas planejar a viagem por tanto tempo me deu forças (ai, quanto drama!), afinal, planejamento é uma etapa cheia de antecipações e expectativas e por isso mesmo vale ser curtida no sentido quase literal da palavra. Leia Montanhas Rochosas Canadenses: Roteiro e Planejamento.
Cidade do México
Nosso voo para o Canadá teve conexão na Cidade do México, quando aproveitamos para visitar seu centro histórico e anotar todas as dicas para você saber O que Fazer durante Conexão Longa na Cidade do México.
Alasca
Antes de curtir o Canadá, ficamos uma semana no Alasca, quando visitamos Anchorage, o parque Nacional Denali, Talkeetna e Seward. Ainda não consegui publicar tudo sobre esta viagem, mas confira os posts que já estão disponíveis abaixo e por atualizações na página-índice Alasca.
– Alasca: roteiro de 7 dias e planejamento da viagem (com preços)
– Alasca: cruzeiro nos Fiordes de Kenai, em Seward
– Roadtrip entre anchorage e Seward, a melhor do Alasca
– RV (motorhome) ou carro + hotel no Alasca? Comparativo de custos
Calgary, Canadá
De Anchorage, Alasca, tomamos um voo de volta a Calgary, cidade grande mais próxima das Montanhas Rochosas e que nos surpreendeu muito, inclusive o moderno aeroporto! Confira em Calgary: quando o Aeroporto te Abraça. Também sobre Calgary, compartilhei o Roteiro a pé em Calgary e suas esculturas
Montanhas Rochosas: os parqes de Banff, Yoho e Jasper
Nossa aventura pelas paisagens deslumbrantes das Montanhas Rochosas começou em Banff, passou por Lake Louise e Parques Yoho e Jasper, retornando a Banff pela mesma estrada, a Icefields Parkway, considerada uma das mais bonitas do mundo. Quando publiquei este post, ainda não tinha escrito sobre estes lugares, mas no início da vida do Mulher Casada Viaja fiz um flashback e falei sobre a Icefields Parkway, a estrada que liga os parques de Banff e Jasper. Confira as atualizações na página-índice Canadá.
Se você vai ao Canadá, leia
Visto Canadense: passo a passo para emitir o eTA, o visto eletrônico canadense para quem tem visto americano ou teve o canadense aprovado nos últimos 10 anos.
Parque dos Glaciares, Montana
Depois de tantas paisagens fantásticas, cruzamos a fronteira para os Estados Unidos e visitamos rapidamente o Parque Glacier em Montana, que passava por um grande incêndio florestal, levando-nos a alterar nossa rota, mas foi uma roadtrip fantástica!
A estrada Going to the Sun só abre poucos meses por ano devido ao acúmulo de neve e quando fomos (set/18) tinha grande parte interditada por causa dos incêncios, e pudemos prosseguir somente até o centro de visitantes Logan Pass (lugar lindo, btw). A visibilidade ficou bastante comprometida, com as fotos sempre enuvidas, principalmente no primeiro dia. No segundo, o vento soprou a fumaça em outra direção, então aproveitamos melhor a manhã para fotografar.
Curitiba
Em Novembro, uma viagem diferente e especial: fui a Curitiba para o II Encontro da Rede Brasileira dos Blogueiros de Viagem, do qual o Mulher Casada Viaja faz parte. Visitamos pontos turísticos da cidade mais verde do Brasil, museus, bares e restaurantes, e também fizemos o passeio de trem pela Serra da Graciosa até Morretes.
As dicas específicas sobre cada passeio começarão a aparecer em breve, mas por enquanto você já pode programar o que fazer no post Curitiba Recebe Blogueiros de Viagem e onde comer e beber em Curitiba: o que Fazer à Noite – 7 Bares Legais
Posts mais lidos em 2018
Você deve ter visto que ainda não publiquei muito sobre 2018, mas se você acompanha o blog sabe que sou detalhista e gosto de dar dicas bem completinhas, e isso demanda pesquisa e toma tempo, além de escolher e editar poucas dentre as centenas de fotos que tiro em cada destino. Então fique junto, segura na minha mão assine a newsletter, e vai acompanhando os novos posts! Confira agora os 10 mais lidos de 2018:
- Cruzeiro: preços a bordo e o que está ou não incluso
- Dirigindo na Califórnia #1: Pedágios, aluguel de carro, estradas e mais
- Frases inspiradores – ou engraçadas – para quem adora viajar
- França: Dicas e Roteiro de 3 dias na Alsácia e sua Rota do Vinho
- Rota Romântica Alemã: que Cidades Visitar e oturas Dicas
- 15 bate-voltas e Viagens a partir de Paris
- Quanto Custa uma Viagem à Toscana
- Dolomitas, nos Alpes Italianos – roteiro de 3 dias
- Viena-Budapeste-Praga: trem ou avião?
- Roupa de neve ou para temperaturas negativas
Este post é parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes, então outros blogueiros estão falando sobre suas viagens de 2018. Confira e se inspire para fazer a sua acontecer em 2019!
- Ligado em Viagem – Nossas Melhores Viagens de 2018 (Singapura, Malásia, Myanmar, Uruguai e mais)
- D&D Mundo Afora – Retrospectiva 2018: as melhores viagens do ano
- Cantinho de Ná – Retrospectiva 2018: 2 países e 7 cidades pra conta
- Vamos Por Aí –Melhores viagens de 2018 para te inspirar a viajar em 2019
- Destinos por Onde Andei … – Retrospectiva de viagens 2018
- Trilhas e Cantos – Retrospectiva – as melhores viagens em 2018
- Viagens Invisíveis – Retrospectiva 2018, as nossas viagens
- Uma Viagem Diferente – Viagens pela América do Sul, nossa retrospectiva de 2018
- Juny pelo Mundo – Retrospectiva 2018, o ano que realizamos o sonho de conhecer a Ásia!
- Diário de Turista- Retrospectiva de Viagens 2018: melhores momentos do ano
- Ninho de Jiripoca – Retrospectiva 2018: Por onde os caminhos nos levaram
- Por aí com os Pires – Retrospectiva 2018 – Nossos melhores momentos
- Mapeando Mundo – Mapeando Mundo: Retrospectiva 2018 para te inspirar em 2019
- Descansa na Volta – Retrospectiva de Viagens 2018
- Uma Turista nas Nuvens – O que rolou em 2018 – as melhores viagens do ano na Eruopa e Brasil
- Turista FullTime – Retrospectiva 2018 e as melhores viagens do Turista FullTime
- Manu no Mundo – Melhores dicas de Viagens – Retrospectiva 2018 com lugares, acertos e mais!
Por onde andarei em 2019? Já estou viajando no próximo destino, que vai demorar um pouco, mas espero que seja muito especial, uma viagem para comemorar meus primeiros 50 anos. E te desafio a adivinhar que tipo de viagem será: praia ou montanha? (essa tá fácil!), vários países ou apenas um?, viagem econômica ou para torrar as economias?
Respostas de 35
Nossa, quanto lugar lindo. Sou louca para ir ao Canadá….. ainda realizarei este sonho… Beijos e ótimos 2019 para vocês. Que seja uma no com muitas viagens.
O Canadá foi o segundo país que visitei, e demorei demais da conta pra retornar, mas espero ir outras vezes. Feliz 2019 para você e boas viagens!
Top demais suas viagens em 2018, Márcia, melhor ainda ter te conhecido em Curitiba no ERBBV, que venham mais encontros como este.
Amei conhecer outras regiões do Canadá pelo seu olhar, país que visitei em 2018, em outra estação.
Um Feliz Ano Novo, repleto de novos e maravilhosos destinos!!!
Beijos.
Acompanhei no IG sua viagem, Gisele, mas quero ler os posts, adoro o Canadá! Também gostei de conhecer você, Gisele, torcendo para rolar um novo encontro em 2019, mas se vier a SP, entre em contato!
Feliz 2019, boas viagens e sucesso com o blog!
Oi, Márcia! Amei seu post… e vou pela premissa de que qualidade é muito melhor do que quantidade. Seus destinos foram sensacionais! Ainda não conheço o Canadá e o Alasca. Estão na minha lista há um tempão… quem sabe eles não saem em 2019?
E eu acho que você vai torrar as economias! Afinal, os primeiros 50 anos a gente tem que comemorar com muito estilo! O meu será em 2020! Tenho dois anos pra colocar moedas no meu porquinho… hehehe! Beijão e feliz 2019!
Tomara que consiga ir ao Canadá e ao Alasca, Regina. Se eu pudesse, voltaria sempre, como a natureza caprichou ali.
Ahaha, tem razão quanto à justificativa de torrar as economias, mas não sei se vai rolar.Feliz 2019 pra você e boas viagens!
Aww, valeu o esforço de esperar 7 meses para explorar as belezas do Alasca e Canadá. Você sabe que eu sou fã do Alasca né rs, e acompanhei o perrengue que vocês passaram com a companhia aérea. Fico feliz que no final deu tudo certo e que a viagem foi linda. Cada lugar incrível que vocês conheceram que fiquei inspirada aqui a ir para o Canadá (ainda não conheço).
Um Feliz 2019 🙂
Abraços
Josi, lembrei de você em Anchorage e até vi na minha cabeça sua fotinho no alto da montanha na trilha Flattop, mas como estávamos com nossa preguiçosa adolescente, não fizemos…
Se você gostou do Alasca, certamente vai adorar as Rochosas.
Feliz 2019 para você também!